NÁRNIA E A BÍBLIA

25.11.12

"- Depois ele soprou sobre mim e fez cessar todo o tremor do meu corpo, firmando-me outra vez sobre os meus pés. Após isso, não disse mais muita coisa, a não ser que voltaríamos a nos encontrar e que eu deveria seguir sempre para a frente e sempre para cima. Então voltou-se como uma tempestuosa rajada de ouro e subitamente desapareceu.
- E desde então, ó reis e damas, ando perambulando à procura dele, e minha felicidade é tão imensa que até me enfraquece como uma ferida. E a maravilha das maravilhas é ter ele me chamado de amado - a mim, que não passo de um cão..."   Emeth depois do seu encontro com Aslam - As Crônicas de Nárnia, A Última Batalha, Cap. 15.

De todas as passagens das histórias sobre Nárnia, essa é uma das que mais me lembram algumas passagens bíblicas. Se você voltar a ler e prestar um pouco mais de atenção o que Emeth começa a falar é muito parecido com o que Davi disse uma vez: 
"Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.Salmos 40:2

E ainda na primeira parte as falas de Aslam 'seguir sempre para a frente e sempre para cima' me traz à memória: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" Colossenses 3:2

Emeth a respeito da sua busca é muito semelhante a Paulo quando escreve aos Filipenses:

"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

Não sei dizer se eram exatamente essas passagens que Lewis tinha em mente enquanto escrevia, mas o que faz dessas e outras passagens permitirem um comparativo entre Nárnia e a Bíblia talvez se deva ao fato de que C.S Lewis estivesse desde do começo buscando ser fiel a um conselho bíblico: 
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de 
Deus." 1 Coríntios 10:31

E quer saber, acho que devíamos fazer o mesmo.;)

0 comentários