10 COISAS COM 20 ANOS QUE VOCÊ NEM VAI ACREDITAR

5.9.14

1994: O ano mais importante para a cultura pop, bem pelo menos é o que dizem. Muita coisa aconteceu naquele ano é verdade. Foi o ano da conquista do Tetra do Brasil na Copa do Mundo, Kurt Cobain, Tom Jobim e Airton Sena morreram e também Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. Além disso, 1994 foi ano dos filmes que marcaram a minha infância e tantas outras coisas.  Assistir muitos desses filmes ou rever essas coisas hoje, faz com que eu me sinta velha, muito velha, mas também junto com isso vem aquele sentimento nostálgico, que me faz lembrar quantas coisas eram legais há vinte anos. É claro, que algumas delas eu só vivi um pouco mais tarde do seu surgimento (afinal, eu só tinha três anos em 1994), mas não mudou o efeito.

Então eu vou dar uma forcinha e te ajudar a lembrar também, depois no final me digam se não foi bom relembrar. Ah, já vou avisando que eu fui uma criança que passou muito tempo na frente da TV, tanto que eu nem sabia direito o que era brincar, então não estranhem tantos filmes e programas nessa lista ok?

1-Os Batutinhas
A eterna rivalidade entre garotos e garotas é o centro do filme, ou seria se o apaixonado Alfafa não ousasse cruzar os limites para conquistar sua amada Darla, pra isso vale até se vestir de mulher! Outra coisa, todo mundo já quis ser amigo do Batatinha, porque ele é o cara mais legal para se ter como melhor amigo, porque quem mais iria se vestir de bailarina pra te ajudar a conquistar uma garota?

Para comemorar os 20 anos do seu lançamento, o elenco do filme Os Batutinhas se reuniram para recriar cenas do filme, que ficaram inacreditáveis!! Não consigo acreditar que se passaram 20 anos! Saudades das tardes em frente à tv...



2- O Rei Leão

Sim, foi em 1994 que lançaram esse clássico da Disney. É só ouvir o toque da música que everybody começa a cantar a música toda, não tem nenhuma pessoa que nasceu nos anos 90 que não saiba ela, não é mesmo? 
Embora esse filme tenha marcado a nossa infância, sejamos sinceros, a morte do Mufasa, foi cruel, cruel demais para que crianças assistissem. Mas, foi O Rei Leão que me ensinou que nem só de flores é feita a vida, mas que apesar das dificuldades, você sempre pode escolher Hakuna Matata, porque é lindo dizer!



3- PlayStation 

Essa os meninos com certeza irão se lembrar! Quem diria que ele já tem vinte anos hein? O PlayStation foi mais um daqueles video-game que eu não tive, mas nem por isso eu não joguei (glória a Deus pelos primos e amigos que emprestavam). 

4- Friends

Esse é um dos seriados que só acabei pegando pra assistir só esse ano por insistência de uma amiga, mesmo conhecendo o resumo da história e o sucesso e tal. O que aconteceu? VICIEI! VICIEI TOTAL! Friends é simplesmente o melhor seriado do mundo e eu me pergunto todos os dias porque fui tão idiota e não vi antes.


Joey é o meu favorito, por que apesar dele não ter o Q.I mais elevado do grupo, é o mais fofo, é um amorzinho como minha amiga diria. Depois vem o Chandler, que sem as suas piadas e seus comentários sarcásticos, o seriado não seria o mesmo.

Friends é tão legal que nem parece que tem completou seu vigésimo aniversário esse ano e pra quem assim como eu gosta de ver coisas velhas, os figurinos te levam a viajar no tempo, vale a pena assistir! 


5- Spice Girls

"I wanna really really really wanna zig-a-zig, ah" estão lembradas meninas? Com certeza todas nós dávamos um nó na língua antes de conseguir cantar isso certo, mas era legal assim mesmo. A canção 'Wannabe' foi o primeiro sucesso do grupo que o tornou Emma, Melanie B, Melanie C, Geri e a então futura Srª Beckham, Victoria, conhecidas mundialmente em 1996, mas o grupo foi formado em 1994 com o nome Touch, antes de ser definitivamente batizado de Spice Girls dois anos depois.

6- Forrest Gump

O contador de histórias, com quem você não sabe exatamente quando começa ou termina a fantasia, ganhou sua versão para os cinemas em 1994. Com certeza a carreira de Tom Hanks não seria a mesma sem ele no currículo.  Eu fui ler o livro que deu origem ao filme, muitos anos depois, eu particularmente gosto mais do livro que do filme, mas nem por isso o ele deixa a desejar. 


7- Castelo Rá-Tim-Bum

Essa é a história de Nino, um garoto de 300 anos que vive com seu tio Dr. Victor, que é feiticeiro e cientista, e sua tia-avó Morgana em um castelo fantástico no meio da cidade de São Paulo. Eu já quis morar nesse castelo, você já quis morar nesse castelo, TODO MUNDO já quis morar nesse castelo! 
As canções do programa eram bem legais, a minha favorita era do ratinho tomando banho, era fofo demais!
O programa foi tão importante para a maioria de nós e tão marcante na história da tv brasileira, que até hoje é exibido pela TV Cultura. Em comemoração aos vintes anos, ele ganhou uma exposição no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, que fica aberta até dia 16 de novembro! (Clique aqui para comprar os ingressos)


8- Lassie

Eu chorava vendo Lessie, besta né? Mas é verdade, essa é a história mais linda que os anos 90 viu sobre um garoto e seu cão. Uma pena que nunca mais vi passando na tv.


9- Calças Flare 

Naquela época elas não tinham esse nome bonitinho, era calça boca-de-sino mesmo. Hoje em dia nós sabemos que pessoas baixinhas como eu é arriscado usar uma dessas, mas na época ninguém ligava muito para regras de moda sobre o tipo físico, a gente usava porque todo mundo usava! E francamente, só agora percebo o quanto elas eram estranhas e o quanto continuam sendo vinte anos depois, mas gosto é gosto, e ninguém discute sobre isso aqui.


10 - Power Rangers

É hora de morfar! Em 1994, Power Rangers estreava no Brasil, com cinco adolescentes da Alameda dos Anjos que dividiam o tempo entre estudar e defender o mundo da perversa Hilda. Hoje os efeitos parecem toscos se comparados com filmes como Transformes, mas quando se é criança em 1994 essa era a coisa mais fantástica do mundo! Mais legal que isso, só brincar fingindo ser eles com seus amigos e brigar para ver quem ia ser o Ranger Vermelho. 


Bem, 1994 é cheio de coisas legais, mas não vou colocar todas aqui, se não levariam mais vinte anos, então eu vou deixar que cada um de vocês peguem alguns itens emprestado, adicione outros e criem suas próprias listas e me enviem depois. Então, o que faltou aqui? 

1 comentários

  1. hahah curti esse post!!
    Principalmente porque eu tmb tinha 3 anos em 94!
    Realemente foi um ano muito especial!!!
    Power Rangers e Castelo Rá tim bum eram especiais pra mim na época(e ainda são né! haha)
    e.... depois de grande,lá pelos 10 anos, comecei a assistir friends <3

    ResponderExcluir