5 BANDAS FOLK PARA OUVIR

12.3.15

"Música Folk é um gênero musical muito popular dos anos 50 e 60. Antes era conhecido como “avivamento folk”. O folk tradicional é formado por canções mais antigas, conhecidas por muitas pessoas, mas por artistas desconhecidos, tipicamente com um forte lirismo, violões e gaitas. Tudo isso evoluiu para o folk usual, usando os mesmos instrumentos, mas com conceitos mais modernos e artistas conhecidos. Canções folk normalmente têm letras fortes e profundas sobre o ponto de vista do artista sobre o mundo, expressando fortes emoções ou contando uma história. Posteriormente o folk mudou com o tempo, também se tornando o folk rock e o folk elétrico. Tecnicamente o country é uma subcategoria do folk. Os artistas mais famosos do gênero são Bob Dylan, Neil Young, Joan Baez, Paul Simon e Johnny Cash" - Traduzido livremente do Urban Dictionary

1.

Não se pode falar de folk, sem mencionar a banda Rend Collective que na minha opinião é a maior referência do folk cristão atualmente. Para quem não conhece, é uma banda irlandesa que utiliza muitos instrumentos tradicionais da cultura irlandesa e outros estranhos objetos para criar um som único! A canção 'My Lighthouse', é uma das minhas favoritas e traduz bem o estilo da banda, com arranjos tipicamente irlandeses e incríveis que leva adiante a escolha de celebrar o luz de Deus no meio dos "mares conturbados". Rend Collective entra na categoria 'ouvir repetidamente até o mundo acabar'.


2.

Outra banda que traz o estilo folk de forma bem marcante é Humming House. Quando paro para ouvir muitas de suas canções, não há como não se sentir como se estivesse em uma grande e animada festa em família. Assim como a banda anterior, eles também misturam várias coisas em suas composições e tem aquele toque especial de música tradicional irlandesa, o que deixa tudo muito mais bonito. Algumas de suas canções já apareceram na trilha de alguns seriados, como "Justified" e "Hart of Dixie".


3.

Se contar boas histórias é um dos objetivos da música folk as canções da banda Neulore facilmente seria a trilha sonora de um filme épico a ser lançado. Algumas canções soam como cenas de uma batalha, em um campo aberto e selvagem. Elas criam algum tipo de cena na sua cabeça. Tambores tribais e guitarras se misturam a versos tensos. É um som que conta uma história, cavando profundamente no imaginário coletivo e evoca personagens ficcionais, tramas e paisagens. 


4.

Vindos de Nashville, no Tennessee, Judah & The Lion dificilmente conseguiriam fugir do folk-rock. Assim como muitas bandas por aí que tem apostado nesse estilo, eles surgem com boas músicas para ouvir naqueles momentos em que você quer estar sozinho e relaxar ou ainda quando precisa de uma música para dar um pouco mais de leveza em um dia de trabalhos estressantes. 


5. 

Mas e banda nacional tem alguma? Creio que ao final desse post muitos podem estar se perguntando isso, mas calma nem só de samba, axé e sertanejo vive o nosso país (posso ouvir um glória a Deus?). Embora de forma mais tímida, o folk vem ganhando seu espaço por aqui. Alguns nomes já vem se destacando no cenário musical, mas talvez o mais conhecido seja mesmo Os Arrais. A dupla formada pelos irmãos André e Tiago Arrais compõe canções com letras profundas e poéticas, 'Esperança' e '17 de Janeiro' são alguns exemplos. 

4 comentários

  1. Certamente os Arrais são a figura nacional não só do Folk, mas da poesia também.
    Bacana demais esse post.

    ResponderExcluir
  2. Tbm me amarrei no post. Seguindo na mesma vibe, e inteirando a lista de nacionais, sugiro a banda Palankin com a música pulsante. Segue o Link:
    https://youtu.be/IUKUuF6YbGc

    ResponderExcluir
  3. Ouçam Projeto Sola e I am They, são no mesmo estilo, bem legal!!

    ResponderExcluir