Série Tome sua cruz #2 – O Propósito de Deus

20.12.11

Quando a crise e o desespero batem a nossa porta de forma tão repentina te fazendo perder o chão e sem conseguir processar direito tudo o que aconteceu fica muito difícil enxergar um propósito de Deus, muito menos enxergar algo de bom. Você se sente tão fraco e sem rumo que parece que não há mais nada pela frete, a vontade é apenas de se trancar dentro do quarto e chorar até que já não existam lágrimas para cair e finalmente adormecer e torcer pra que o dia seguinte não chegue e se ele chegar, que tudo o que aconteceu seja apenas um terrível pesadelo. Realmente momentos assim são muito difíceis de conseguir ter qualquer reação, porque parece que tudo que existia dentro de você desapareceu e já não existe forças pra continuar.
Mas, o que eu queria falar hoje não é sobre as dores e tristezas, mas sim do que é capaz de nascer e ser descoberto no meio delas: os propósitos de Deus.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28

Esse versículo pode até soar como batido para a explicação, mas não é, sabe por que?
 A primeira coisa que eu descobri é o quanto Deus pode se mostrar ainda mais amoroso e o único com quem verdadeiramente podemos contar nesses momentos. É esse o primeiro propósito de Deus ao passarmos por aflições. Elas aparecem pra te lembrar que você é um ser totalmente dependente Dele. Somente quando verdadeiramente nos rendemos sem forças pra mais nada, é que Deus tem um sinal verde pra te consolar, é trancado no seu quarto na Sua presença e em meio ás lágrimas, que você será capaz de ouvir as palavras de consolo, o que te trará alívio será Deus. Por mais que você converse com alguém essa pessoa não será capaz de trazer alívio verdadeiro mas Deus, serão as suas palavras que te trarão vida novamente e renovarão as suas forças. É nesse momento que Deus cresce diante de nossos olhos e vemos que Ele é muito mais do aquilo que conhecemos. É a partir daí, esse é o início de tudo, é onde você poderá se levantar e cumprir o propósito Dele escondido por trás do sofrimento.

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça.” Lucas 22:31-32

A segunda coisa que você precisa saber é que Deus escolhe esses momentos pra nos fazer crescer, moldar o nosso caráter, assim como Deus havia permitido que Pedro fosse “peneirado” pelo diabo.
Em uma construção a função da peneira é limpar a areia que for colocada nela deixando apenas o que é bom passar e as impurezas que estiverem escondidas no meio possam aparecer e ser lançadas fora, senão vai estragar toda a massa. O mesmo Deus faz conosco, permitindo que a “peneira” seja usada em nós. Quando estamos passamos por problemas, todas as vezes que colocamos em oração a situação e buscamos em Deus uma solução, Ele vai começar a mostrar coisas em nós que nem imaginávamos que existiam. Seja um coração orgulhoso, arrogante, seja a dificuldade em perdoar, dificuldades em confiar, seja pra nos ensinar a sermos humildes, seja pra aprender a ter misericórdia, seja pra expor a inveja, a amargura, enfim, Ele vai começar a fazer uma limpeza, vai permitir que muitas coisas venham à tona.
Sempre será uma escolha sua deixar ou não Ele te ensinar. Não estou falando que será fácil, por que não será. Muitas vezes será acompanhado de dor, muito choro, talvez sentimentos de injustiça, mas é necessário, assim como a semente que não morre é incapaz de dar frutos, nós também não seremos capaz de dar. Não existe outra forma de Deus fazer com que nos tornemos semelhante a Jesus se não permitimos que mudanças dentro de nós aconteçam. Elas são necessárias pra que sua vida cristã e seu relacionamento com Deus avance, do contrário ficamos parados impedidos de avançar, porque coisas vão ficar pelo caminho, você poderá fingir que não estão lá, mas Deus não.

E terceiro e último : Pra que em nós se manifeste a glória de Deus.
Doentes não cuidam dos doentes, mas os médicos, os que estão sãos. Como cuidaremos daqueles que estão sendo colocados aos nossos cuidados se nós mesmos é que precisamos de ajuda, como consolaremos se não temos consolo a oferecer? É importante passarmos por todas essas coisas pra testemunhar aos que estão perdidos aquilo que Deus é capaz de fazer. Muitos têm dificuldades em crer no que está escrito na Bíblia, mas é mais fácil de acreditar quando você pode dizer o que você viveu. A experiência e os frutos gerados em você é o que vai te capacitar a testemunhar o amor de Deus e a dizer que sim, é possível viver da forma que Deus nos propõe a viver.

“Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.(...)Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” 2 Coríntios 4:5-18


E voltando ao versículo de Romanos, são todas as coisas que contribuem para nosso bem, até as ruins...

0 comentários