NÃO TENHA MEDO DE CRESCER

23.2.12


Esse é meu último ano* na faculdade e estou ansiosa pelo que vem por aí, depois que acabar tenho muitos planos, mas também sei que terei muitos desafios pela frente e isso sempre me faz pensar que existem momentos na vida em que a gente se dá conta de que crescer não é algo muito fácil, quase sempre exige de nós alguma coisa.  

Lembro de quando o ensino médio estava chegando ao fim e o resultado do vestibular tinha saído, ao mesmo tempo que aquilo me deixava feliz  também me assustava, pois sabia que a partir daquele dia as coisas seriam diferentes... os meus amigos seguiriam outros caminhos e talvez a gente nunca mais fosse se ver ou ainda com tempo e com toda a correria a intimidade um com o outro se perderia e seríamos apenas colegas que conseguem apenas dizer um 'oi' quando se encontram, e também eu teria que começar a trabalhar, pagar minhas próprias contas, ter que sair todos os dias pra estudar em outra cidade. No princípio foi um grande choque, minha rotina havia mudado bastante, não foi nada fácil, tive que abrir mão do meu tempo pra fazer as coisas que eu gostava, passava menos tempo com a minha família, quase não dormia, estudava feito doida, mas aí aos poucos fui me adaptando até que tudo ficou melhor e comecei achar que apesar das coisas terem mudado não era tão ruim assim, na verdade eu estava achando ótimo! 


Bom, o que eu queria falar hoje é exatamente sobre crescer.



Deus é o maior interessado em nosso crescimento, ele nos quer como crianças mas porque aprendemos a depender Dele e para isso será necessário amadurecimento, se não, do contrário, continuaremos crianças espirituais que experimentam apenas o mínimo do que podiam experimentar no caminhar com Cristo, simplesmente pelo fato de que não se deixaram ser trabalhados por Ele!

"(...)com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro." Ef 4:12-14

Não se aprende a amar os outros, a ter alegria em qualquer circunstância, guardar a paz que excede todo entendimento mesmo em meio ao caos, a ter paciência quando se tem todo direito de perde-la,  a ser amável mesmo com aqueles que nos maltratam, a ser bom mesmo que o outro aos nossos olhos não mereça, a ser fiel mesmo que isso não me traga nenhuma vantagem, a ser manso quando a vontade é se irar  e a ter domínio próprio quando eu devia atacar. Todas essas coisas não surgem do dia para noite, são frutos do Espírito Santo plantados em nós por Deus, mas como toda semente que deve ser cuidada e regada todos os dias pra que cresça e dê muitos frutos, assim deve acontecer conosco, Deus precisa tratar o solo do nosso coração e regar essas sementes pra que esses frutos comecem a ser visíveis em nós.


E como isso será feito? Bom, todas às vezes que oramos, todas às vezes que nos cultos vamos lá na frente nos apelos pedir que Deus faça alguma coisa em nós, Ele leva isso realmente a sério e vai começar a fazer com que muitas situações sirvam pra te fazer aprender alguma coisa. O problema está em que muitas vezes, somos nós que não levamos Deus a sério e teimamos em ficar do jeito que estamos, a resistir em não deixar algum pecado, a não largar a nossa própria vontade quando Ele diz que as coisas devem ser feitas de outro jeito.

"Quando nada há em sua alma exceto um grito de socorro, talvez seja o exato momento em que Deus não o pode atender: você é como o homem que se afoga e que não pode ser ajudado por tanto se debater. É possível que seus gritos repetidos o deixem surdo à voz que você esperava ouvir."C.S. Lewis

As coisas não podem continuar sendo levadas dessa forma, eu e você precisamos entender que Deus tem todo tempo do mundo mas nós não! Cada vez que nós insistimos em não mudar em alguma coisa, nós estamos perdendo muitas das coisas que Deus tinha preparado e enquanto eu não entender isso o melhor de Deus nunca vai chegar. Não me entendam mal, Deus nos ama e terá paciência conosco até aprendermos mas Ele também precisa ver a disposição do nosso coração pra isso, Ele tem muito o que derramar em nossas vidas mas a medida quem vai decidir somos nós, Ele não poderá derramar mais do que aquilo que estamos preparados para receber.


"Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam".  Mateus 9:17

O processo de crescimento de Deus é por muitas vezes doloroso, a princípio nos assusta, nos faz querer tudo menos ter que enfrentar. Mas é em momentos assim em que eu preciso deixar tudo de lado e começar a prestar atenção na Voz que está me chamando pra chegar mais perto, é dar ouvidos a essa Voz que tornará as coisas muito mais claras e o meu caminho mais seguro e aprendemos a nos lançar como crianças sem medo de descobrir o novo que se apresenta ali a frente.

Certa vez C.S Lewis disse:

" O problema real da vida cristã aparece onde as pessoas normalmente não o procuram. Ele aparece no instante em que você acorda cada manhã. Todos os desejos e esperanças para o dia correm para você como animais selvagens. E a primeira tarefa de cada manhã consiste simplesmente em empurrá-los todos para trás; em dar ouvidos a outra voz, tomando aquele outro ponto de vista, deixando aquela outra vida mais ampla, mais forte e mais calma entrar como uma brisa. E assim por diante, todos os dias. Mantendo distância de todas as inquietações e de todos os aborrecimentos naturais, protegendo-se do vento.

No começo, nós somos capazes de faze-lo somente por alguns momentos. Mas então o novo tipo de vida estará se propagando por todo o nosso ser, porque então estamos deixando Cristo trabalhar em nós no lugar certo. Trata-se da diferença entre a tinta, que esta simplesmente deitada sobre a superfície, e uma mancha que penetra no tecido. Quando Cristo disse "sede perfeitos", quis dizer isso mesmo. Ele quis dizer que temos que entrar no tratamento completo. Pode ser duro para um ovo se transforme em um pássaro; seria uma visão deveras divertida, e muito mais difícil, tentar voar enquanto ainda se é um ovo. Hoje nós somos como ovos. Mas você não pode se contentar em ser um ovo comum, ainda que decente. Ou sua casca se rompe ou você apodrecerá." C.S Lewis - Cristianismo Puro e Simples

Esse texto resumidamente, deixa claro um princípio básico para aquele que pretende caminhar para mais perto de Deus e ser transformado à sua imagem e semelhança: Está na hora de começar a parar de falar e demostrar através de atitudes! Não adianta apenas dizer que quer isso ou aquilo, é preciso tomar atitudes que condizem com esse discurso, se não de nada adiantará apenas querer, é preciso deixar Deus fazer aquilo que Ele vem a tanto tempo tentado fazer em nós e que não temos deixado.




*Post escrito em 2012

2 comentários

  1. Muito bom Evana, amei seu Post...alguns pontos que você citou se parece bem comigo..rs
    Estou no terceiro ano da Faculdade em outra cidade também e quando entrei foi uma adaptação um pouco dificil,até acostumar..... mas hoje é um grande aprendizado pra mim.

    Quanto aos amigos até hj penso,nos muitos que tomaram rumos diferentes e muitos nunca mais os vi..


    Tiago Santos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thiago!
    Sempre vejo a minha faculdade dessa forma: como um presente de Deus, quando olho pra trás vejo o quanto Deus estava certo.

    Infelizmente não são todos os nossos amigos que ficarão pra sempre do nosso lado, acho que a saudade é algo que vai sempre existir

    ResponderExcluir