DESCULPA, TÔ DE TPM!

17.10.12


Mas será que ela é a Tensão Pré Menstrual ou a “Tenho Pecado Mesmo”? Leia o artigo e analise o seu comportamento!

“Ai que cólica”, “Nossa, que dor de cabeça e que falta de paciência”, “Preciso comer uma barra de chocolate”… Além dessas frases, a “choradeira” o dia todo. Quando a mulher fala uma ou todas essas frases, provavelmente são indícios de que ela chegou: a famosa TPM. A Tensão Pré Menstrual é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que aparecem no meio do ciclo menstrual da mulher e desaparecem repentinamente quando chega a menstruação.

Até aí tudo bem, ela aparece e desaparece. Mas, o problema é quando ela não vai embora. “Nossa fulana, você está muito estressada”. “Desculpa, mas é a TPM”. Será que é mesmo? TPM o mês todo? Sim. Só que nesse caso a sigla pode ter outro significado: Tenho Pecado Mesmo. Viver estressada, tratando todo mundo mal, com falta de amor e praguejando, tem muito a ver com sintomas de uma alma angustiada e de um espírito abatido. Até mesmo o corpo sente quando você está amargurada, e precisa liberar perdão para alguém. “Enquanto me calei, envelheceram meus ossos pelo meu bramido em todo o dia” (Salmo 32.3)

Na Bíblia lemos que Ana, mãe de Samuel, viveu durante muitos anos triste, depressiva e amargurada por causa da esterilidade, e até mesmo seu esposo Elcana ficava triste com o comportamento dela. Mas quando Ana resolveu clamar e rasgar o coração diante do Senhor, ela recebeu uma palavra e creu, logo depois engravidou de Samuel e mais cinco filhos.

“Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam, mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! Ana respondeu: Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza. Eli respondeu: Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.” (1 Samuel 1.13-17)

Ao clamar e abrir o coração, liberar perdão é o remédio para aliviar e curar os sintomas dessa “TPM da alma”. E assim, a forma rude de agir e as críticas perdem espaço para a doçura nas palavras e serenidade nas atitudes. A mulher que é considerada briguenta e carrancuda passará a ser respeitada e admirada, não mais temida pelos filhos e pelo marido. A filha considerada rebelde, revoltada com a vida, passará a ser lisonjeada pela doçura e obediência. Uma transformação interior que reflete diretamente no físico, levantando ainda a autoestima: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15.13)

Não deixe o seu espírito se abater, não dê espaço para essa Tenho Pecado Mesmo. Talvez o sintoma que está alimentando a “TPM da alma” é a inveja, e você não está conseguindo se livrar da pontada de raiva que vem em seu coração quando vê a alegria e as conquistas dos outros. A Bíblia é clara sobre a inveja: “O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos” (Provérbios 14.30) Dar lugar à ela é abrir portas não somente para o pecado, mas para doenças também. Gratidão a Deus pelo que Ele já fez em sua vida e fé nas promessas que Ele tem para sua vida é o remédio: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9)

Se você identificou algum desses sintomas em sua vida, lembre-se: não coloque a desculpa na Tensão Pré Menstrual, mas admita que está com a Tenho Pecado Mesmo. Ao admitir você dá o primeiro passo para ser curada e restaurada. E assim, mesmo sentindo mensalmente os sintomas naturais da menstruação em seu físico e emocional, por conta das alterações hormonais, a sua alma e espírito estarão saudáveis e seus olhos fixos em Deus. Isso influenciará diretamente o seu comportamento para que você seja testemunha do amor de Deus.


Por Stephanie Zanandrais 
via 

0 comentários