ANO NOVO E UM NOVO COMEÇO

31.12.12



Hoje à noite, pessoas de todo mundo intensificarão sua celebração do novo. O que se segue é uma breve meditação do meu livro Do I Know God? (Eu conheço Deus?) sobre por que os cristãos são aqueles que deveriam celebrar o novo mais que todos os outros.
Quando Deus nos salva, ganhamos um novo começo, uma nova família, um novo propósito e um novo poder.

Um Novo Começo (Justificação)
Uma das razões para as pessoas celebrarem o começo de um novo ano é porque isto nos promete uma folha em branco. É por isso que fazemos resoluções de ano novo, pelo nosso desejo de começar de novo. Infelizmente, no entanto, muitas das resoluções que fazemos em 1º de janeiro são logo abandonadas no meio de fevereiro.
Mas Deus promete que “portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5.17). Isto é, quando confiamos em Cristo, Deus nos dá um novo começo permanente, um novo início sem fim, não importa o que você fez ou quem você foi. Nosso desejo profundo de “começar de novo” é satisfeito de uma vez por todas pelo que Cristo fez por nós na cruz.

Uma Nova Família (Adoção)
“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus”, diz Paulo. Em outras palavras, quando Deus nos adota, nós não ganhamos apenas um Pai, ganhamos uma família inteiramente nova: a Igreja. A palavra bíblica para “igreja” não significa um prédio ou uma instituição, significa “os chamados para fora”. Isso se refere àqueles que Deus chamou para fora da escravidão para a filiação. A Igreja, em outras palavras, são pessoas: pessoas adotadas por Deus, pessoas que conhecem Deus como seu Pai celestial. Quando Deus salva pecadores, ele os salva para uma comunidade inteiramente nova – a “família de Deus”. Como Frank Colguhoun escreveu em seu livro Total Christianity, “quando Cristo salva um homem, ele não o salva apenas de seu pecado, ele o salva de sua solidão”. Ele nos leva a uma comunidade com propósitos, com outros que nos ajudarão durante a caminhada do nosso relacionamento com Deus.

Um Novo Propósito (Missão)
Paulo escreveu: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31). Quando Deus nos salva, nós não temos mais que nos preocupar em fabricar nossos próprios legados passageiros. Ele nos dá uma nova razão para viver – glorificá-lo. Vivemos, em outras palavras, por algo maior e significante – manifestar Deus, divulgar sua fama, e construir seu Reino eterno. Tornamos-nos parte de uma história infinitamente maior que nossa própria história pessoal. Não temos mais que trabalhar por nossas causas pequenas, mas pela causa universal de Deus. Paulo disse: “porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2.10)
Em seu livro Ortodoxia, G.K. Chesterton escreveu: “quão maior seria sua vida se nela seu eu se tornasse menor”. Nada te faz mais consciente de sua pequenez e da grandeza potencial da vida que estar em um relacionamento com o Deus vivo. Deus promete um vida com grandes propósitos para todos que o conhecem.

Um Novo Poder (Santificação)
Quando Deus entra em um relacionamento eterno conosco, ele não apenas promete nos perdoar pelo passado, ele nos promete um novo poder para o presente. Pouco antes de Jesus ascender de volta aos céus após sua ressurreição, ele disse a seus discípulos: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês” (Atos 1.8).
Muitos de nós sabemos que somos imperfeitos e precisamos mudar. Muitos de nós queremos viver vidas melhores. Mas não importa o quanto tentemos, não conseguimos. Nós não temos o poder para mudar.
Mas Deus tem. Em The Contemporary Christian, John Stott escreve: “Deus é realmente capaz de mudar a natureza humana… tornar pessoas cruéis em gentis, pessoas egoístas em altruístas, pessoas imorais em autocontroladas, e pessoas amargas em doces? Ele é capaz de levar pessoas que estão mortas para a realidade espiritual e fazê-las vivas em Cristo? Sim, ele realmente é capaz!”. E quando o Espírito Santo de Deus entra em nós, recebemos todo o poder que precisamos para nos tornar o povo que Deus sempre desejou que fôssemos. A Bíblia deixa claro que, em Cristo, Deus providencia tudo o que precisamos para a piedade.
C.S. Lewis escreveu em Cristianismo Puro e Simples: “Deus se tornou homem para transformar criaturas em filhos: não apenas para produzir homens melhores do tipo antigo, mas para produzir um novo tipo de homem. Não é como ensinar um cavalo a pular melhor e melhor, mas transformar um cavalo numa criatura alada”.
Mudanças novas e inimagináveis aguardam todos os filhos de Deus, porque Deus promete um poder novo e inimaginável.
Porque Deus nos deu um novo começo, uma nova família, um novo propósito e um novo poder, vamos celebrar a verdadeira novidade essa noite. E, ao fazer isso, mostraremos ao mundo que nos assiste o Único que pode “fazer novas todas as coisas”.
Tullian Tchividjian

0 comentários