PODE SER ENGANOSA A PAZ INTERIOR?

21.5.13


Muitos cristãos sentem que a Igreja tem um espaço no mercado quando se trata de paz interior. Muitos a vêem como a marca da vida abundante que Jesus veio trazer. Mas não podemos perder a mensagem de Jesus como o servo sofredor, mostrando-nos o caminho da vida.

Se o Evangelho é continuamente para confortar os aflitos e afligir os confortáveis, precisamos entender a dor e seu lugar em nossas vidas. Às vezes, eu me pergunto se a nossa fome de paz permitiu-nos a negligenciar a nossa própria dor, bem como a dor dos outros, e assim perder a estrada para a liberdade e a redenção que todos nós estamos sofrendo. (Romanos 8:22-25).

SE A MAIORIA DE NÓS SOMOS HONESTOS, TEMOS A TENDÊNCIA A ACREDITAR QUE DEUS VAI NOS DAR UMA PAZ ESPECIAL, ANTES DE DISCERNIR QUAL É A SUA VONTADE.

Lembro-me do ativista e autor John Perkins, falando sobre a dor, o sofrimento e a vontade de Deus, com um grupo de alunos curiosos. Ele disse: "Deus quer nos ensinar sobre a dor ou da dor para ministrar aos outros em nossa vocação."  Para algumas das pessoas ao redor da mesa, esta foi uma má notícia e certamente o oposto do que um diploma universitário supostamente é: um passaporte para o sonho americano.

Se a maioria de nós somos honestos, temos a tendência a acreditar que Deus vai nos dar uma paz especial, antes de discernir o que é a Sua vontade. Dizemos coisas como: "Eu simplesmente não tenho uma paz sobre isso", ou "Eu estou realmente esperando a paz de Deus, antes de tomar essa decisão." Eu temo que esta abordagem é mais intimamente ligado aos nossos desejos enganosos que estamos dispostos a admitir. Queremos acreditar que Deus é bom, mas tem um tempo difícil para ouvi-lo quando não estiver em paz. C.S Lewis diz  em O Problema do Sofrimento:

"Não podemos, portanto, saber que estamos agindo em tudo, ou principalmente, pelo amor de Deus, a menos que o material da ação é contrário às nossas inclinações, ou (em outras palavras) penoso ... a plena atuação de entrega à Deus exige, portanto, a dor. "

Não é errado buscar a paz, mas é teologicamente incorreto usá-la como uma bússola para descobrir a vontade de Deus. Não podemos seguir fielmente a Cristo, a menos que nós  sigamos Ele em dor, na tensão do mundo dolorido e complexo. Devemos lembrar que seguimos um Rei que entra em um mundo quebrado, então voluntariamente escolhe a cruz (João 10:17-18). E para nós, isso significa que a tensão é normal e conforto pode ser preocupante. Vivendo nos lugares difíceis da vida, que expõe a fé da pessoa e o caráter, e pode permitir que ela se aprofunde em Cristo ou causar-lhe a morte longe Dele. Às vezes, à espera de paz pode impedir-nos de ser o que Deus está nos pedindo para ser.

O paradoxo da paz é que se você espera muito tempo para tê-la, você pode nunca encontrá-la se não andar por algum tempo em um terreno desconfortável. Na verdade, quando paramos de buscar desesperadamente e idolatricamente satisfazer o desejo de encontrar paz e realização em cada esquina, em cada relacionamento, e em todos os aspectos do nosso trabalho, estaremos livres para nos concentrarmos de forma saudável nas dificuldades, problemas e dores da nossa vida. 

Precisamos desenvolver a sabedoria para viver uma vida em que seja confortável ser desconfortável, e aceitar o fato de que às vezes é necessário não se sentir bem para ser um cristão que percorre o caminho reto e estreito. Eu descobri que não  importa o quanto a fundação da nossa fé é firme e estável, que estamos constantemente trazendo sentido ao que significa seguir Jesus, que traz uma nova vida abundante em meio à aspereza e a dor da realidade.

Como cristãos que adoram o Deus da esperança, pode ser frustrantemente difícil entender como a dor e o desconforto fazem parte do jogo em nossa jornada de fé. Nós tendemos a correr do nosso desconforto e nos esquecemos de discernir o que Deus quer nos mostrar, em um esforço para encontrar a "paz que excede todo o entendimento."

SENTIR SAUDADE OU ORAR PELA PAZ NÃO É ERRADO, MAS ÀS VEZES NOS ESQUECEMOS DE LUTAR COM DEUS, COMO JACÓ E AS QUESTÕES DIFÍCEIS DA VIDA MUITAS VEZES É ONDE ENCONTRAMOS AS BÊNÇÃOS (GÊNESIS 32:24-32).

A pesquisa atual sobre a vida espiritual de adolescentes e jovens adultos descobriu que a maioria dos que se auto proclamam cristãos poderiam ser caracterizados com precisão como "moralistas, terapêuticas, deístas." Simplificando, isso significa que muitas pessoas acreditam que Deus quer que sejamos bons ou pelo menos melhor que as pessoas ruins, como Hitler e vamos para o céu se somos (moralista), o principal trabalho de Deus é fazer-nos sentir bem sobre nós mesmos e permanecermos felizes em nossa jornada (terapêutica), e Deus não está ativamente envolvido no mundo (Os deístas).

Essa visão de mundo mantém a depravação, confiando na graça e justificação somente através de Cristo, não reconhecendo o doloroso processo de santificação. Nesta abordagem de seguir Jesus, não há lugar para a ambigüidade, tensão, esforço ou qualquer sentimento de ansiedade. É muito mais fácil acreditar que a vida abundante vem sem dor e luta. Esta mentalidade, no entanto, se opõe diretamente ao tipo de auto-negar, que é a vida que Jesus viveu (Lucas 22:42). Paulo escreve sobre os doentes por dentro e a dor extrema (2 Coríntios 4:7-12, Romanos 5:3-5).

É exatamente por isso que uma vida gasta em busca da paz pode ser perigoso. C.S Lewis explica em Cristianismo Puro e Simples: "o conforto é a única coisa que você não pode ficar olhando. Se você olhar para a verdade, você pode encontrar conforto no final. Se você olhar para o conforto, você não vai obter qualquer conforto ou verdade somente algo suave e pensamento positivo para começar e, no final, o desespero." Em outras palavras, a dor pode ficar no caminho de nossa busca de paz nas respostas que procuramos, mas é, paradoxalmente, o caminho para o qual somos chamados.

E se corrermos da tensão e da dor, podemos simplesmente perder a nossa vocação. Viver no centro das tensões da vida em nossa fé, relacionamentos e locais de trabalho nos ajudará a agarrar-se e encontrar esperança, enquanto lutamos contra o desespero. Este campo de tensão é um lugar difícil para se viver, mas de uma coisa podemos ter certeza: é Deus no controle, tanto na sua paz  quanto na dor.


Texto: RELEVANT Magazine
Tradução: Evana Andrielli





0 comentários