CASTELO DE AREIA

28.6.13




Seres humanos absorvem mais situações de frustração do que de êxito.
Você pode acertar mil vezes, mas uma erro marca sua vida.
Você pode ser feliz a vida toda, mas um minuto pode estragar tudo.

A vida é assim: construir as Torres Gêmeas demorou 7 anos e 400 milhões de dólares. Destruí-las demorou apenas uma manhã. Somos como um belo castelo de areia, enfeitado com grandes janelas e torres, mas destruídos com uma simples onda do mar.

A história do mundo é marcada por traumas que ficarão para sempre – os judeus nunca vão se esquecer dos alemães. Franceses e ingleses não se olham até hoje por uma série de guerras muitos séculos atrás. Os africanos sempre recordarão de tantas gerações escravas que sofreram para enriquecerem a Europa.

Traumas emocionais nos marcam para sempre. Tenho visto três situações frequentes na vida de amigos e conhecidos:

1. Rejeição - você sente que não faz parte, ou que nunca vai encontrar alguém que te ame, ou que você nasceu feio(a), ou simplesmente que as coisas nunca dão certo pra você. O namoro nunca dá certo, as amizades são temporárias, sua família não te entende. E as vezes até Deus parece não ouvir sua oração.
Tenho algo a te falar: Não é porque deu errado uma, duas, três, mil vezes que vai sempre dar errado. 
O que fazer? Busque confiar. Tanto nas pessoas que te amam quanto em Deus. E principalmente em você mesmo(a).

2. Desilusão - você amou alguém de verdade, e estava pronto para dar sua vida por essa pessoa. Mas ela não correspondeu, e isso gerou uma profunda tristeza em você. Hoje você tem dificuldade de acreditar que pode amar alguém de novo, e ainda mais difícil, que pode ser amado(a) por alguém.
Encare a situação. Quando for pra ser, será. Se não foi ainda, fique feliz que você não caiu em uma fria.
O que fazer? Busque crer. Sua maior luta será a falta de fé na beleza da vida e no amor. Você superará a dor quando crer.

3. Traição – Você amou alguém e sentiu-se amado(a). Mas uma situação fez seu relacionamento desmoronar e você se frustrou profundamente com esta pessoa, e mais ainda, com todas as pessoas do sexo oposto e com Deus. Você já pode até ter dito: “homem é tudo assim, eles sempre vão trair,” ou “não existe mais mulher de Deus nesse mundo.”
Seja forte. Jesus foi traído por alguém que Ele se doou durante 3 anos, com um beijo.

O que fazer? Busque perdoar. Guardar mágoas só vai te atrapalhar. Libere perdão e sinta o ar fresco e o sorriso de volta em seu rosto.

Apesar de tantas lutas na vida, existe um castelo de areia que nunca se abalará:
“Os que confiam no Senhor são como o Monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmo 125:1)

Se você se identifica com algum destes três casos, ore, entregue, confie sua vida nas mãos de Deus. Ele te curará e fará um novo caminho para você viver uma vida longe dos traumas do passado e cheio de esperança para o futuro.


Texto: Matheus Ortega

0 comentários