MUITOS POR QUÊS

13.8.13



"Depois disso Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento, dizendo:  "Pereça o dia do meu nascimento e a noite em que se disse: ‘Nasceu um menino!Transforme-se aquele dia em trevas, e Deus, lá do alto, não se importe com ele; não resplandeça a luz sobre ele. Chamem-no de volta as trevas e a mais densa escuridão; coloque-se uma nuvem sobre ele e o negrume aterrorize a sua luz.Apoderem-se daquela noite densas trevas! Não seja ela incluída entre os dias do ano, nem faça parte de nenhum dos meses. Seja aquela noite estéril, e nela não se ouçam brados de alegria.Amaldiçoem aquele dia os que amaldiçoam os dias e são capazes de atiçar o Leviatã. Fiquem escuras as suas estrelas matutinas, e espere ele em vão pela luz do sol e não veja os primeiros raios da alvorada, pois não fechou as portas do ventre materno para evitar que eu contemplasse males."Por que não morri ao nascer, e não pereci quando saí do ventre? Pois me vêm suspiros em vez de comida; meus gemidos transbordam como água. O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. Não tenho paz, nem tranqüilidade, nem descanso; somente inquietação." Jó 3:1 - 11 e 24-26

Quando sofremos, questionamos muitas coisas – como Jó. Ele tinha perdido quase tudo e preferia nem ter nascido para não ter de passar por tanto sofrimento. Quantos não pensam assim? Argumentam que não pediram para nascer. Isso não muda a situação em si, mas esconde algo pior. Pensam que não são importantes para ninguém. Sua ausência não seria sentida. Ninguém se importa com o que estão passando. E, pensando assim, só aumentam seu sofrimento ao constatar que estão sozinhos e não há ninguém para ajudar...

Será mesmo verdade? Jó estava desesperado, mas ele sabia que havia alguém observando tudo – o Senhor – tanto que recorre a ele, pedindo explicações e tentando defender sua causa. No final do livro, ele tem certeza da presença de Deus, pois o próprio Senhor fala com Jó e lhe mostra que, afinal, não compete ao ser humano saber os motivos divinos.

Dia desses, uma amiga estava numa situação difícil. Ela precisava lembrar-se de algo, mas sua memória não ajudava. Aquilo estava trazendo muito sofrimento. Se não lembrasse, ela teria de arcar com uma grande despesa. A quem recorrer? Ninguém conseguia ajudá-la. Até que ela orou e pediu que Deus a ajudasse a lembrar-se. No instante seguinte, a imagem tão esperada apareceu em sua mente. O que mais a impressionou não foi a resposta rápida à sua oração, mas o fato de aquilo demonstrar que Deus se importava com ela.

Apesar de nossas dúvidas, podemos ter certeza de que, mesmo que mais ninguém se importasse conosco, Deus se importa. Ele planejou nosso nascimento e se interessa por cada área de nossa vida, cada sentimento, cada circunstância. Ele não observa de longe: está pronto a nos ajudar. Às vezes, o auxílio será imediato, como no caso acima. Outras vezes, não. Mas isso não significa que Deus não esteja ouvindo. Ele se importa conosco mesmo quando parece demorar. Lembremos sempre que, ainda que a dor não passe, podemos contar com sua companhia e seu amor. 


Por VWR ( PRESENTE DIÁRIO 04-08-2013)


0 comentários