A FÉ É UM HÁBITO

24.11.13


A fé é um hábito. Você já ouviu isso antes? Muitas vezes pensamos na fé como algo que temos ou não temos, no sentido de ser um cristão ou um não-cristão. Mas Lewis diz que "deve-se treinar o hábito da Fé", no devocional para 18 de setembro, em 'Um ano com CS Lewis'.

Esse ponto é interessante. Todos nós nos encontramos todos os dias dentro das oscilações de humor de nossas emoções. Se o nosso calendário é frustrado por um ligeiro rearranjo, a nossa saúde nos falha, a nossa comida digere mal, ou o tempo parece tão úmido ou nevoeiro ou latente, que começamos a duvidar de tudo."Essa rebelião de seus humores contra o seu verdadeiro eu vai vir de qualquer jeito", diz Lewis.Governador do caminho arenoso de nosso humor é a virtude da fé. Fé disciplina nossas emoções e nos ensina "de onde elas saem", diz Lewis. Qual é então a disciplina da fé?

Havia motivos centrais na igreja primitiva para continuamente se reunirem . São os mesmos motivos de hoje: orar, adorar e ser edificado na fé. Igreja é um santuário. Muito diferente de qualquer edifício ou grupo de pessoas, a comunidade dos crentes constitui um paraíso na terra, um lugar onde o Espírito Santo trabalha em e através de seu povo. 

Fé, então, é disciplinada por meio da Igreja. Devoção privada faz reafirmar em nós as reivindicações de Jesus em nossas vidas, fortalece a igreja no amor ao próximo e reforça as nossas necessidades fora da nossa gestão. "Temos de ser constantemente lembrados do que nós acreditamos", diz Lewis. "Nem essa crença nem qualquer outra permanecerá automaticamente viva na mente. Ela deve ser alimentada." Então, muitas vezes nós vamos à igreja por outras razões. Na semana passada, alguém no trabalho disse que ela e seu marido estavam na igreja, "porque é bom para as crianças." Pode tornar-se um selo de aprovação social, moral ou uma expectativa para agradar a família. Nenhuma delas giram em torno da fé. No último domingo, o nosso pastor discorreu sobre a leitura da parábola sobre o filho pródigo e seu irmão. "Não importa se estamos obedecendo as regras, como o filho mais velho ou escandalizando como o filho pródigo", disse ele, "é que muitas vezes estamos apenas olhando para o que o pai pode dar-nos, não buscando segundo o coração do pai." 

Igreja é um pilar para os crentes porque bate forte na realidade do pecado e do engano ao soar os ecos da fé ouvida repetidas vezes, pois Jesus nos mostrou como orar e amar. 

A leitura para 18 de setembro termina com uma pergunta de Lewis: "Se você examinar uma centena de pessoas que perderam sua fé no cristianismo, eu me pergunto, quantos deles poderia ter sido convencido a se afastar por um argumento de fora honesto? Não, a maioria das pessoas simplesmente se afastam."


Texto: C.S Lewis Official part of HarperOne's
Tradução: Evana Andrielli

1 comentários