A RELIGIÃO QUE NINGUÉM PODERIA ADIVINHAR - C.S LEWIS

9.1.14



"Quando tentamos explicar a doutrina cristã tal como é entendida por um adulto instruído, eles se queixam de que estamos dando um nó na cabeça deles, de que tudo o que dizemos é complicado demais e de que, se Deus realmente existisse, teria feiro a 'religião' simples, pois a simplicidade é bela etc. 

Esteja sempre em guarda contra este tipo de gente, sujeitos que trocam de argumento a cada minuto e só nos fazem perder tempo. Note o absurdo da ideia de um Deus que 'faz uma religião simples': como se a 'religião' fosse algo inventado por Deus, e não a sua afirmação de certos fatos inalteráveis a respeito de sua própria natureza. 


A experiência me diz que a realidade, além de complicada, é quase sempre estranha. Não é precisa, nem óbvia, nem previsível. Por exemplo, quando você descobre que a Terra e os outros planetas giram em torno do Sol, pensa naturalmente que todos os planetas devem se comportar da mesma maneira, que são separados por distâncias iguais ou distâncias que aumentam proporcionalmente, ou que devem aumentar ou diminuir de tamanho à medida que se afastam do Sol. No entanto, não encontramos nem métrica nem método (que possamos compreender) nos tamanhos ou nas distâncias. Além disso, alguns planetas possuem um lua; outros, quatro; alguns, nenhuma; e um planeta tem um anel. A realidade, com efeito, é algo que ninguém poderia adivinhar. 


Este é um dos motivos pelo qual acredito no Cristianismo. É uma religião que ninguém poderia adivinhar. Se ela nos oferecesse o tipo de universo que esperaríamos encontrar, eu acharia que ela havia sido inventada pelo homem. Porém, a religião cristã não é nada daquilo que esperávamos; apresenta todas as mudanças inesperadas que as coisas reais possuem. Deixemos de lado, portanto, todas as filosofias pueris e suas respostas simplistas." 




C.S. Lewis, "Cristianismo puro e simples"

0 comentários