20 FILMES PARA ASSISTIR NO INVERNO

24.7.14

Uma das melhores coisas de se morar aqui no Sul é o inverno. Apesar desse ano não termos tido períodos longos de frio extremo esse ano, já deu pra tirar os casacos mais quentes do armário essa semana. Para os próximos dias a previsão para essa região do país é de neve, mas infelizmente não moro em uma cidade tão fria a ponto de nevar, mas eu não descarto a possibilidade de um milagre e de Deus ouvir as minhas preces e me permitir ver neve cair por aqui. Enquanto espero, não tem nada que eu ame mais fazer nesses dias frios do ver filmes que combinem com a estação! Filmes que além de boa história, tem aquela paisagem branca para encantar quem está assistindo, aliás, sou do tipo de pessoa que ama ver filmes assim, mesmo que estejamos em um janeiro de 40ºC. Mas estar frio, com certeza ajuda a criar um clima melhor para assisti-los, sei lá, é tão reconfortante ver aquela cena em que o personagem está com uma blusa quentinha, pega uma xícara de chá quente e se senta em um poltrona confortável para relaxar um pouco e pensar na vida ou então aquela cena de um natal em família. Sem dúvida o inverno é a melhor estação do ano e a melhor estação para filmes! Aproveitando isso, eu fiz uma lista de filmes para assistir naqueles dias frios em que você não quer fazer mais nada, além de ficar embaixo de um cobertor vendo tv:

1- Esqueceram de Mim (1 e 2) 
Clássico da Sessão da Tarde que sempre é bom assistir: Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.
2- O Diário de Bridget Jones
Esse é filme obrigatório: Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma solteirona de 32 anos, doida por dietas, e fumante compulsiva e totalmente desastrada, aliás, esse provavelmente é seu nome do meio que no Ano Novo, decide que já está mais do que na hora de tomar o controle de sua própria vida e começar a escrever um diário, onde ela irá contar as loucuras que acompanham os seus dias. E ainda tem Colin Firth e Hugh Grant de brinde!
3- Sobrevivendo ao Natal
Ben Affleck+Neve, preciso de mais explicações?
4- A Era do Gelo
O mamute Manny, o tigre de dente de sabre Diego e a preguiça-gigante Sid são amigos em uma época pré-histórica cercado de muito gelo. Até o dia em que eles encontram um menino esquimó perdido e decidem ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na sua saga para manter sua amada noz protegida de outros predadores.
5- Resgate Abaixo de Zero
Jerry Shepherd (Paul Walker), Charlie Cooper (Jason Biggs) e o geólogo David McClaren (Bruce Greenwood) fazem parte de uma expedição científica na Antártica. Devido a um acidente inesperado e às perigosas condições metereológicas da região, a expedição é obrigada a abandonar sua equipe de cães de trenó. Com isso os cães precisam enfrentar sozinhos o forte inverno da Antártida por 6 meses, até que seja possível organizar uma nova missão, com o objetivo de resgatá-los.
6- Jamaica Abaixo de Zero
Esse filme é muito divertido e conta a história da primeira equipe de trenó da Jamaica, que ruma para Calgary, Canadá, onde se realizam os Jogos de Inverno. Lá, Derice, Sanka (Doug E. Doug), Junior (Rawle D. Lewis) e Yul (Malik Yoba) são zombados por todos, pois ninguém imagina que um time de trenó da Jamaica comandado por um treinador desacreditado seja sério, mas eles acabam surpreendendo durante a competição.
7- Caninos Brancos
Baseado no livro de Jack London (leiam, é fantástico!), ele narra a história do jovem órfão Jack Conroy (Ethan Hawke) que viaja para o Alasca para encontrar uma mina de ouro deixada pelo pai. Quando chega no local, cria amizade com um lobo que nomeia de Caninos Brancos. O animal o acompanha sempre e para todos os lugares e torna-se o seu melhor amigo. Lindo e com paisagens fantásticas, é um filme que deve ser visto pelo menos umas 10 vezes!
8- O Amor não tira férias
Uma comédia romântica com atores que amamos, porque ninguém é de ferro: Iris Simpkins (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper (Rufus Sewell), mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda Woods (Cameron Diaz), dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado, Ethan (Edward Burns), não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles (Jack Black), um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham (Jude Law), irmão de Iris.
9- A Invenção de Hugo Cabret
Não é todo dia que temos a chance de ver um filme desse tipo, dirigido por Martin Scorsese e produzido pelo maravilhoso Johnny Depp: Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico. Além de uma história boa, os efeitos e a fotografia desse filme me encantam! 
10- A Bela e a Fera: O Natal Encantado
Aquele clássico Disney que ninguém dispensa ver mais uma vez: A Bela e a Fera vivem felizes em seu castelo encantado. É época de natal e Madame Samovar, Zip, Horloge e Lumière se lembram do último natal que tiveram, quando Bela quis fazer uma festa de natal no castelo - o que não ocorreu por ser a data menos querida pela Fera. Foi justamente no Natal que ele adquiriu sua aparência animalesca. Mesmo assim, ele resolve reanimar os objetos encantados do castelo a fim de recriar um espírito natalino, mas terá primeiro que passar pelos obstáculos deixados pelo terrível maestro chamado Forte, que pretende estragar a festa.
11- As Crônicas de Nárnia- O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupas
Na adaptação do clássico de C.S Lewis, Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial, que em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.
12- Simplesmente Amor
Mais uma vez a dupla favorita das comédias românticas Colin Firth e Hugh Grante estão de volta nesse filme cheio de estrelas e histórias de amor em pleno inverno: O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) se apaixona por uma de suas funcionárias, Natalie (Martine McCutcheon). Numa tentativa de curar seu coração, um escritor (Colin Firth) parte para o sul da França e lá acaba se apaixonando. Karen (Emma Thompson) desconfia que Harry (Alan Rickman), seu marido, a está traindo. Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark (Andrew Lincoln), o melhor amigo de seu marido. Sam (Thomas Sangster) tem por objetivo chamar a atenção da garota mais difícil da escola. Sarah (Laura Linney) enfim tem a grande chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem mantém uma paixão silenciosa. Billy Mack (Bill Nighy) busca retomar sua carreira como astro do rock. A vida de todos estes personagens se entrelaçam e são modificadas pela presença do amor em suas vidas.
13- O Iluminado
Essa é uma adaptação bem famosa do diretor Stanley Kubrick do livro de Stephen King, que simplesmente não poderia faltar: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. Mais do que um filme de acontecimentos sobrenaturais, é uma drama psicológico sensacional, eu particularmente gosto mais do livro, mas o filme acabou se tornando um clássico do cinema e a cena de Jack Nicholson enfiando a cabeça na porta quebrada, bombou como meme na internet.
14- Milagre na Rua 34 (1994)
Um remake do clássico de 1947 e  pra quem ama o filme Matilda: Em plena época do Natal, Suzan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Porém, um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha. Porém, o que ninguém podia esperar é que o velhinho afirma ser o verdadeiro Papai Noel que está ali justamente para provar para a garotinha e para muitas pessoas que ele é real.
15- O Expresso Polar
Um filme com a versatilidade de Tom Hanks e muita neve: É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem.
16- O Estranho Mundo de Jack
Um filme legal com 20 anos e que você nem se lembrava que fazia tanto tempo assim: Apesar de parecer meio estranho para um filme de Natal no início, ele é bem divertido e conta com as loucuras bem conhecidas de Tim Burton na direção (pelo menos é o nome dele que vai no cartaz do filme, que na verdade foi dirigido por Henry Selick, pupilo de Burton), que conta a história de Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.
17- Enquanto Você Dormia
Sandra Bullock forever: Uma solitária funcionária (Sandra Bullock) do metrô de Chicago tem fantasias sobre um passageiro habitual (Peter Gallagher) que nunca falou com ela. Um dia ele é assaltado e jogado nos trilhos do metrô. Ela o salva, mas ele fica em coma e quando ela vai visitá-lo no hospital acaba sendo confundida como a noiva da vítima. Se a situação se complica por um lado por outro ela passa a ter novamente uma família para cuidar dela, algo que não sentia há muito tempo, e ao mesmo tempo começa a se apaixonar pelo irmão da vítima (Bill Pullman).
18- Apenas Amigos
Quem nunca esteve em uma friendzone que atire a primeira pedra: Chris Brander (Ryan Reynolds) e Jamie Palamino (Amy Smart) sempre foram amigos, desde a época da escola. Chris é apaixonado por Jamie mas, devido ao seu peso exagerado, nunca conseguiu namorar com ela. Traumatizado, Chris cresceu, emagreceu e tornou-se um homem mulherengo. Até que, anos depois, ele reencontra Jamie e vê sua antiga paixão renascer.
19- Neve pra Cachorro
Mais cães, mais neve: Ted Jones (Cuba Gooding Jr.) é um dentista que vive em Miami. Após receber um comunicado de que é o único herdeiro de uma herança Ted imediatamente viaja para o Alasca, acreditando que se tornará rico. Entretanto, ao chegar ao local descobre que sua herança são oito cães de corrida de trenó, que atendem pelos nomes de Diesel, Nana, Demon, Scooper, Yodel, Sniff, Mack e Ducches. Eles estavam sob os cuidados de Thunder Jack (James Coburn), que não vê a hora de entregá-los a Ted para poder viajar para terras mais quentes. Com isso, Ted é obrigado não apenas a aprender a pilotar trenós como também a cuidar de seus mais novos animais. 
20- Lado a Lado 

Jackie e Luke Harrison são um casal divorciado que luta para manter seus filhos Anna e Ben, de respectivamente 12 e 7 anos, felizes com a repentina mudança de vida. Luke está namorando e vivendo com uma fotógrafa bem-sucedida, Isabel Kelly, que faz todo o possível para Anna e Ben ficarem felizes, mas as crianças, especialmente Anna, são rudes e sombrias com ela. Jackie também trata Isabel friamente. Depois de uma longa série de argumentos e de ofensas entre Isabel, Jackie e Anna, Luke faz a proposta de casamento para Isabel, fazendo dela a madrasta oficial de Anna e Ben. Isso causa ainda mais fricção entre as crianças, que querem seus pais juntos novamente, e Isabel. No entanto, quando as coisas não podiam mais piorar, Jackie é diagnosticada com câncer e informada que pode provavelmente morrer por causa da doença. Essas notícias chocantes provocam mágoas e arrependimentos, e ensinam a todos lições sobre amor, família e força.

BÔNUS: Pra quem curte dramas e filmes baseados em histórias reais, vai gostar de ver Terra Fria:
Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.

*Algumas sinopses retiradas do site Adoro Cinema 

2 comentários

  1. Meus filmes preferidos estão entre os anos 80 e 90. Mas valeu essas dicas acima.

    ResponderExcluir