A NOVA MPB: 10 ARTISTAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

29.9.14


A MPB é aquele produto que o Brasil gosta de exibir com orgulho por aí. Com nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso era de se esperar que uma hora ou outra uma nova geração surgisse carregando esse legado, mas também deixando a sua própria marca na música brasileira. A nova MPB, como vem sendo chamada, tem trazido uma onda de artistas que exploram a mistura de ritmos diversos, criando uma MPB mais bonita e original.  

Abaixo, uma lista com uma pequena amostra de artistas que veem transformando a forma dos brasileiros de fazer música. Vale ressaltar, que o que me chama atenção neles é que apesar de cristãos que criam canções que falam da sua fé, eles também buscam quebrar aquela barreira de 'gospel ou secular' que tem separado a música e as pessoas.

1. ADRIEL VINÍCIUS

Adriel é um goiano que está no topo da lista por ser na minha opinião, o melhor entre todos dessa nova MPB que vem tomando conta do nosso cenário musical. Ele lançou seu primeiro álbum solo, "Transcendente Missão" é extremamente criativo nos arranjos das canções e cria uma mistura que dá certo. Além disso suas letras são cheias de críticas ao atual comércio da fé e propõe um resgate dos valores simples e puros do cristianismo, como o amor ao próximo e a esperança na eternidade que caminham lado a lado com a inconformidade presente em Romanos 12.



2. CROMBIE

Bem conhecida pela maioria de vocês, Crombie é de Niterói e possui três álbuns até o momento, o último lançado esse ano, "Crombie ao Vivo no Teatro Municipal de Niterói", possui uma participação especial da cantora Lorena Chaves. Suas canções tem uma mistura de MPB com indie e reggae bem legal de ouvir. 


3. SIMONAMI

Com um nome pra lá de diferente, mas que é só a mistura entre uma palavra francesa e outra espanhola que quer dizer 'sim, meu amigo', a banda curitibana faz um rock que não é rock, é assim que eu gosto de vê-los pois tem influência de muitas coisas, como a MPB. Sabe o que eu disse no início sobre as músicas que falam de Deus, sem ter que necessariamente escancarar a palavra 'Jesus' nas letras? Simonami é a definição disso. Suas letras expressam o evangelho como estilo de vida, onde Deus se manifesta em todos os aspectos dela.



4. DANIEL CALDEIRA

Daniel é de Niterói e lançou seu primeiro álbum chamado 'Azularanja'. Como define o próprio Daniel, esse EP é um grande encontro de cores. As canções que são uma delícia de ouvir, perfeito para o final daquele dia que você só quer deitar, olhar o céu e sonhar. 



5. GUILHERME SCARDINI

Guilherme é um mineiro de Viçosa, que enquanto estuda Arquitetura divide com o mundo suas composições. Recentemente ele lançou o álbum "Varandeiro". O próprio Guilherme explica o título: “A varanda é onde a casa se encontra com o mundo, varandeiro é o homem que vive lá.” Suas letras são poéticas, falam sobre coisas do dia - a - dia, de encontros, de pessoas, de Deus, como na canção 'Eu vim do céu'. Enfim, são lindas de ouvir.



6. MARRAKITÁ

Direto do Planalto Central com influências que vão do jazz à música eletrônica, da poesia aos roteiros de cinema. Assim é o som da banda Marrakitá. formada por Marcos dos Santos (bateria), Carlinhos Alayon (guitarra), Jota Cohen (baixo) e João Pedro Mansur (guitarra e voz), lançaram o primeiro EP chamado "Ao vivo em Casa".



7. VANJOR

Vanjor já é bem conhecido por causa da banda Fruto Sagrado. Do rock ele resolveu se arriscar na MPB, lançando o álbum solo "Bicho Grilo", inteiramente acústico, foi gravado durante uma sessão do projeto Passos por Aí, que reúne cantores e bandas independentes.



8. RAFAEL PORTO

Rafael é de Vitória, ES e mistura MPB com folk e rock em suas composições que sempre trazem como mensagem central, o amor de Deus revelado na cruz.



9. HEBREU 

Hebreu é um cantor e compositor mineiro que mistura pop rock com MPB. Suas letras falam sobre o cotidiano e sobre o existir.



10. FILIPE FLAKES E O SUBVERSO COLETIVO

Filipe é aquela mistura tipicamente brasileira, onde o samba se misturou ao pop rock, ao reggae e tem um toque de tempero nordestino. Natural de Fortaleza, ele é músico, compositor e artista circense. Tem dois álbuns lançados, o "Sala de Estar" (2012) e o "O Que Importa" (2014).

10 comentários

  1. Muito bom! Super dicas! Gostei... <3 Camila Vaz

    ResponderExcluir
  2. Fui procurar o Cd do Adriel no 4Shared pra baixar e olha o que o próprio Adriel comentou:

    "Se você baixar ou comprar, saiba que o mais importante é manter a obra viva ecoando nas almas e corações, então não precisa ter medo de copiar ou repassar, porque essa é uma obra viva nascida da generosidade, esforço e exercício da fé.
    Grande abraço.
    *Adriel Vinícius"

    http://www.4shared.com/zip/CsG32Zi_/Adriel_Vincius_-_Transcendente.html?locale=pt-BR

    ResponderExcluir
  3. Lolo e Marcos Alemida e João Alexandre fizeram falta nessa lista, mas eu me apaixonei por todos... Parabéns! <3 É amor demais pra uma lista só.

    ResponderExcluir
  4. UHU!

    É nois. Só pra adicionar uma coisa:
    Essa galera é amiga!! Tenho contato com muitos deles... alguns só troquei mensagens, outros são amigos daqueles que gente conversa e ri bastante.
    Que bom que você gostou e recomendou os sons!

    Que eles abracem muitos corações.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa as indicações.
    Já curto a maioria deles e super indico mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Crombie já escuto há um ano... Eles moram no meu coração! rsrs ^^ Daniel Caldeira passei a escutar depois de Crombie, e assim vai... Eles se divulgam entre si e isso é o máximo! A gente passa a ter novas paixões musicais a cada nova indicação!! rs E o mais feliz de tudo isso é saber que tem gente que pensa fora da caixinha e consegue fazer música sem rótulos, sem essa divisão que criaram aí de sagrado e profano... só a música pela música!
    São geniais na simplicidade... <3
    Sou fã! xD
    Bj a todos!!

    ResponderExcluir
  7. Guilherme Scardini.....Esse cara manda muito bem...muito bem mesmo.....
    Amo o tipo de musica que ele toca...que Deus continue abençoando...
    Esse blog foi a melhor coisa que aconteceu na minha semana, muita coisa boa chegando em minha vida através desse pequeno espaço.

    ResponderExcluir
  8. estava pensando hoje mesmo que há tempos não encontrava/parava para encontrar boas músicas para ouvir. Acho que esta lista irá me ajudar =DD. Ótima postagem ^^

    ResponderExcluir