10 FILMES SOBRE A IRLANDA QUE VOCÊ DEVERIA ASSISTIR

21.10.14

Todo mundo pelo menos uma vez na vida já quis colocar uma mochila nas costas e sair por aí explorando o mundo, não é?

 O destino? Europa. Países? Inglaterra, França, Itália... certo? Errado! 

A Irlanda é um dos destinos mais legais para aqueles que buscam conhecer uma nova cultura e viver novas experiências. Esse é um país cheios de tradições, com seus castelos imponentes e paisagens tão perfeitas que são dignas de cenários de filmes. 

Por falar em filmes, se você já planejou o seu roteiro de viagens baseado nesses lugares que citei anteriormente, sugiro que antes sente-se no sofá, assista esses filmes, deixe a mesmice de lado e repense seu destino.

1 - Meu Pé Esquerdo


Emocionante e baseado na história real do escritor e artista plástico irlandês Christy Brown. Deficiente físico, ele enfrentou muitos desafios até alcançar o reconhecimento da família, da crítica e do público. Christy nasceu com paralisia cerebral e ninguém conseguiria imaginar o que ele poderia fazer com apenas o seu pé esquerdo. Apoiado por sua mãe e superando seus problemas, ele consegue se tornar um pintor brilhante.  Além da história em si, o interessante também são as cenas de como era a Irlanda entre os anos 30 e 60. 

2 - The Commitments – Loucos pela fama


A Irlanda é um país extremamente musical (U2 nasceu lá, lembram?) e esse é um dos filmes que mostram toda a musicalidade, a cultura que existem em Dublin. Ele conta a história de Jimmy Rabbite que montou uma banda de soul e ao alcançarem o sucesso, enfrenta os problemas e intrigas que chegam junto com ele. 

3 - Agnes Browne – O despertar de uma vida


Dublin, 1967.  Depois de ficar viúva, Agnes precisa encontrar uma maneira de sustentar seus sete filhos, em plena crise financeira. Então, ela começa a trabalhar na feira local, onde conhece a melhor amiga e encontra um novo amor. No meio de toda essa história, Agnes ainda precisa lidar com o agiota que lhe emprestou dinheiro.
Adaptado do romance The Mammy, de Brendan O'Carroll, essa comédia romântica mostra a imagem de uma Irlanda em que os moradores são solidários, onde não hesitam em ajudar um vizinho em dificuldades. Com uma mensagem de superação, o filme termina te deixando com aquela sensação gostosa de véspera de Natal.

4 -  Apenas uma vez


Uma história de amor e algumas canções. Pra quem gosta desses dois itens esse filme é um prato cheio. Ambientado em Dublin, ele narra a história de um músico irlandês com um relacionamento amoroso frustrado que um dia por acaso, encontra uma imigrante tcheca que se encanta por suas músicas. Aos poucos um vai entrando na vida do outro e passam a compor juntos. Mas nem tudo são flores, e eles vão encontrar algumas dificuldades para viver esse romance. 
A trilha sonora, é uma das melhores que já ouvi.

5 - Casa comigo


Anna e Jeremy namoram há quatro anos, sem receber o tão esperado pedido de casamento, ela então decide viajar a Irlanda para pedi-lo em casamento no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto, que segundo a tradição irlandesa, um homem não pode recusar um pedido de casamento feito nesse dia. Após contratempos na viagem, Anna vê-se obrigada a pegar carona com o grosseiro Declan para encontrar seu namorado e fazer seu pedido. Enquanto viajam pelas paisagens lindas da Irlanda, que incluem Cliffs of Moher (um conjunto de penhascos lindíssimos) e o Stephens Green Park (um dos mais bonitos da Europa), Anna começa a se questionar se Jeremy seria e escolha certa.

6 - A Guerra das Perucas


Na turbulenta Belfast dos anos 80 conhecemos o católico Colm e o protestante George que trabalham cortando o cabelo de condenados numa prisão. Lá eles ouvem falar de um prisioneiro apelidado de "O Escalpelador", e decidem entrar no mundo do comércio de perucas. Essa amizade os colocará em diversas confusões. 
É uma comédia bacana que mostra bastante o visual de Belfast e as vizinhanças católica e protestante bem como as diferenças culturais e comportamentais entre elas.

7 - Três Amigas e uma Traição


Baseado no romance de Maeve Binchy, esse filme se passa durante a década de 50. Três amigas cresceram numa pequena cidade da Irlanda e elas vão para Dublin fazer faculdade. Benny se apaixona por Jack, um charmoso estudante de medicina, e começam a namorar. Enquanto isso, Eva Malone reencontra uma amiga de infância, a bela Nan, que acaba se envolvendo com Jack e a traição do namorado com a amiga faz com que Benny, além de um coração partido, ganhe lições sobre a vida, o amor e a amizade.

8 - Em nome de Deus (The Magdalene Sisters)


Baseado em fatos reais, onde o cenário é a Irlanda na década de 1960. Margaret foi estuprada num casamento por seu primo; Bernardette é muito bonita e por isso representa um perigo para os homens da vizinhança; Rose e Crispina são mães solteiras. Por causa disso essas quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares, com a intenção de “pagar por seus pecados”. Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico, no qual as internas são conhecidas como as “Irmãs Magdalena”. Humilhadas regularmente pelas madres, que não toleram desobediência, muitas vezes usando castigos físicos, as quatro precisam desafiar a violência à qual são submetidas.

9 - P.S eu te amo


Holly Kennedy é uma pessoa realizada, feliz e casada com o irlandês Gerry. Mas Gerry acaba ficando doente e morre, deixando ela completamente perdida. Mas Holly, descobre que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da recuperação. As mensagens surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: "P.S. Eu te amo".

10 - No limite da inocência (Into the West)


Bem popular na Irlanda durante os anos 90, o filme conta a vida de dois irmãos que buscam escapar do pai alcoólatra no norte da Irlanda, após a morte de sua mãe. Eles ganham do avó, que vive contando histórias sobre cowboys, um cavalo branco. O cavalo acaba sendo roubado e os garotos iniciam uma corrida pelo interior da Irlanda para resgatar o animal. 
Lindo, o roteiro também foi escrito por Jim Sheridan, do filme Meu Pé Esquerdo.


POST PATROCINADO POR:

0 comentários