C.S LEWIS: AMOR

29.11.14

Foto: Dylan & Sara Photography

Cristãos gostam de declarar que “Deus é amor,” e estamos certos em fazer isso (1João 4:16). Mas o que queremos dizer quando falamos que Deus é amor? Como Deus poderia ter sido amor naquele período atemporal que antecedeu Sua criação de nós e do nosso mundo? Antes de Deus declarar o universo à existência, não havia nada para amar, então como podemos dizer que Deus é amor?

Em resposta a este questionamento, C.S Lewis nos lembra (“Cristianismo Puro e Simples” IV.4) que o Deus cristão não é radicalmente singular (como no Islã), mas que Ele existe como uma eterna Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus não é um solitário, uma divindade radicalmente monoteísta, mas três Pessoas em um Deus. Ele é – se não for muito absurdo expressar isso desta maneira –, Sua própria comunidade.

Quando a Bíblia declara que Deus é amor, isso não significa que Ele seja a Forma Platônica de amor (Amor com “A” maiúsculo) ou que Ele seja amor em algum sentido abstrato, idealista. Significa que Ele é amor em ação. Por toda a eternidade, o Pai tem amado o Filho e o Filho tem amado o Pai, e o amor entre Eles é tão real, tão substancial, que é propriamente uma Pessoa: o Espírito Santo.

Todos nós já fomos parte de um grupo ou de clube em que o espírito entre os membros era tão forte a ponto de ser quase uma presença sentida. Bem, em nosso mundo, o espírito de camaradagem é somente isso – um sentimento de unidade quase tangível entre os membros –, mas dentro da Divindade é um Espírito vivo que partilha igualmente na deidade do Pai e do Filho.

Na verdade, em última instância, o amor não é mesmo um sentimento, mas uma ação, uma atividade dinâmica. No cristianismo, ser verdadeira e completamente salvo significa não apenas ter nossos pecados lavados e passar a eternidade no céu. Significa nada menos que participar do amor e da vida trina de Deus.

Mesmo na terra, o amor se manifesta em sua forma mais plena como um movimento para fora de si mesmo em direção à outra pessoa. O casamento verdadeiro, escreve Lewis, não é fundamentado em um sentimento (“estar apaixonado”), mas num amor ativo que atrai marido a esposa e esposa a marido.

Muitos dos divórcios em nosso país são provocados pela noção equivocada de que a única base real do casamento é o sentimento de estar apaixonado. Infelizmente, uma vez que essa premissa é aceita, significa que no momento em que um cônjuge deixa de sentir sentimentos calorosos pelo outro ele ou ela está livre – se não obrigado – a terminar o casamento.

É verdade, porém, que o sentimento de amor fortalece sim um casamento, mas este amor procede da ação de amar (o movimento para fora de si mesmo em direção ao outro), e não o contrário. De fato, Lewis aconselha maridos que já não sentem mais amor por suas esposas a começarem a tratá-las como se eles as amassem. Se eles fizerem isso por algumas semanas, Lewis os assegura, o sentimento de amor retornará.

Do mesmo modo, quando a Bíblia nos ordena a amar nossos inimigos, isso não significa que temos que sentir emoções calorosas por eles. Claro que não sentimos emoções calorosas por eles! Mas, se nós os tratarmos de uma maneira amável, iremos notar muitas vezes que nós somos capazes de sentir emoções positivas por eles também. Isto é ainda mais verdadeiro em atos de caridade para com os pobres. Quanto mais nós tratarmos os menos afortunados com atos de compaixão, mais nós descobriremos uma capacidade dentro de nós de sentir verdadeiras – em vez de hipócritas e dissimuladas – emoções de piedade e amor.




Texto por Lou MarkosTraduzido por Juliana Roberta Angelieri e revisado por Maria Gabriela Pileggi.

2 comentários

  1. Oi!
    Lindo texto Evana, é verdade que o amor já perdeu o seu sentido verdadeiro em alguns casos, mas o amor nunca morre então se ele não está lá não significa que ele desapareceu e sim que precisa ser praticado..
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  2. Que verdade mais linda Evana, Glória a Deus por ter achado sua página e site são benção.
    Olha este vídeo já antigo que eu havia feito com Aslam e Lúcia.
    #SemanaCS_Lewis
    https://www.youtube.com/watch?v=YMMWoTDvGLc

    ResponderExcluir