5 FILMES SOBRE ESCRITORES

16.3.15

Filmes e livros sempre estiveram ligados. Há centenas de filmes que surgiram a partir de adaptações de livros, muitos deles nós nem imaginamos que um dia foi a história de um livro. Quer um exemplo? Um filme que faz parte da infância da maioria de nós é Jumanji, você deve tê-lo visto algumas centenas de vezes na Sessão da Tarde, mas você sabia que antes de virar filme, ele foi um livro escrito em 1981 por Chris Van Allsburg, que também escreveu O Expresso Polar e Zathura que também foram adaptados para o cinema?

Viu só como sabemos tão pouco sobre livros e principalmente sobre seus escritores? Eu sempre fui muito curiosa e o legal não era só conhecer a história de um livro, mas saber o que havia por traz dele, a história por traz da história sabe? Muitos livros são resultados de fatos da vida de seus escritores e quando conhecemos um pouco mais sobre eles, a experiência de ler um livro se torna bem diferente. Por isso separei alguns filmes sobre a vida de alguns escritores:


1. O Mistério de Agatha (1979)

A Dama do Crime, ou melhor Agatha Christie, teve uma história de vida que mais parece o enredo de um de seus livros. Em 1926, a escritora desapareceu misteriosamente, seu carro foi encontrado abandonado no meio da estrada, logo após o fracasso de seu casamento. O fato mobilizou até equipes de busca aérea (na época, era a primeira vez que isso acontecia para procurar pessoas desaparecidas). A escritora foi encontrada 11 dias depois hospedada em um hotel com nome falso e dizendo ser da Cidade do Cabo, e explicando que era uma mãe de luto pela morte de seu filho. Esse episódio da vida da escritora deu origem ao filme O Mistério de Agatha, onde um repórter americano sai em seu encalço e a encontra num sanatório prestes a levar adiante um plano sinistro. 


2. As Horas (2002)

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio (e que infelizmente viria a cometer suicídio em 1941). Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo. Quem for ler o livro depois de assistir esse filme vai perceber muito bem como cada uma dessas mulheres e os temas tratados nele são semelhantes. 

3.Terra das Sombras (1993)

Pra quem é fã do escritor C.S Lewis precisa ver esse filme. O filme se passa em 1952, na Universidade de Oxford, e conta como surge o relacionamento entre o professor e intelectual C.S. Lewis  e a escritora americana Joy Gresham . Eles se encontraram após ela lhe ter escrito uma carta, sendo que esta correspondência a levou a sua primeira viagem à Inglaterra, que ela fez em companhia de Douglas Gresham, seu filho. Lewis a recebeu como cortesia, como parte da rotina de sua vida de professor, mas ele não sabia o que fazer quando algo lhe ficou claro: que estava apaixonado. Um filme que vale a pena assistir não só por ser um bom filme em si, mas porque é a chance dos fãs de Lewis conhecer um lado de sua vida que se tem poucas informações e descobrir que o amor pode vir quando e de onde menos se espera.

4. Amor e Inocência (2007) 

Culpada pelos suspiros apaixonados e sonhadores de garotas desde o século XIX, a escritora Jane Austen também já viveu seus dramas amorosos. Em Amor e Inocência, vemos Austen antes de tornar-se famosa com livros como "Orgulho e Preconceito" ou "Razão e Sensibilidade", quando ela se apaixona por um jovem irlandês, este que segundo seus biógrafos pode ter inspirado a criação de alguns de seus personagens. 

5. No Amor e na Guerra (1996)

Este filme é baseado nos diários de Agnes Von Kurowsky, que viveu uma história de amor, durante a Primeira Guerra Mundial, com o jovem Ernest Hemmingway. Em 1918, Ernest se alistou para lutar na guerra e rapidamente descobriu seus horrores. Com a perna gravemente ferida e com o risco de ser amputada, Ernest encontra a ajuda da enfermeira austríaca Agnes, que prometeu convencer os médicos a tentar outro tratamento e cuidar dele durante o processo. Com o tempo eles se apaixonam, mas a enfermeira acha o rapaz jovem demais para casar. Ernest acabou transformando Agnes uma musa inspiradora de várias obras suas.

0 comentários