Porque Deus permitiu?

26.7.11

Provavelmente alguém já te perguntou ou você tenha questionado outros ou a si mesmo sobre o seguinte: Se Deus faz tudo tão perfeito, se Ele é um Deus de amor e tudo que é bom vem Dele, porque tantas coisas ruins acontecem no mundo? Porque algumas pessoas nascem deficientes? Outras sofrem acidentes e ficam paraplégicas? Porque Deus permite? Confesso que ao me dar conta de tudo isso como você fez, eu fiz a mesma pergunta...

“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” (Jo 9: 1-3)

Às vezes, coisas ruins acontecem em nossa vida. Planos e sonhos se frustam, de uma hora pra outra perdemos aquilo que com muito esforço foi conquistado. No meio da dor ficamos confusos e perdidos sem entender o por que de tudo ter dado errado, porque Ele permitiu que tudo chegasse a esse ponto, se tudo parecia que estava sendo feito da maneira correta. São sempre muitos porquês...
Ao questionar Jesus, seus discípulos demonstraram que não conheciam Deus tão bem quanto imaginavam, assim como eles, por não conhecer tão bem o Senhor quanto imaginamos conhecer, acreditamos que coisas ruins só deveriam acontecer com quem “merece”, que algo deveria dar errado se fosse iniciado da maneira errada. Bom, grande parte do tempo é assim mesmo que as coisas acontecem, colhemos o que plantamos, mas os planos de Deus são maiores do que podemos imaginar.

“Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos?
Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então fui, lavei-me e estou vendo.” (Jo 9: 10-11)

O homem encontrado por Jesus havia nascido cego e se tornado mendigo. Sua situação aos olhos humanos não poderia ser pior, muitos que o conheciam provavelmente deveriam dizer: ‘Já não basta ser cego, ele ainda tem que morar na rua, passar fome e frio?Como Deus permite que seja assim?’. Mas Deus tinha planos. Ele não pretendia que ele ficasse cego o resto de sua vida, Jesus no tempo determinado o encontrou e ele foi curado. A glória de Deus se manifestou em sua vida e todos puderam testemunhar um grande milagre.
Por mais incrível ou estranho que possa parecer, aquilo que para nós significa perda e fracasso pode significar que Deus deseja manifestar Sua glória em nossas vidas da mesma forma que aconteceu com aquele cego. Deus enxerga de forma muito mais ampla que nós, consegue saber exatamente qual o efeito amanhã de uma escolha feita hoje. Quando colocamos nossa vida nas mãos de Deus, damos à Ele a liberdade de moldar tudo, mas TUDO mesmo, pra que o fim seja aquele que for o Seu melhor e não o nosso, isso significa que muitas vezes ao longo do caminho perderemos algumas coisas que considerávamos importantes, talvez vá doer um pouco, mas não se preocupe, Ele cuidará de tudo.

“Atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que Ele torceu?” (Ec 7:13)
 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jr 29:11)

Não olhe para as situações difíceis com angústia e desespero, mas enxergue como a chance que Deus te dá para aprender e amadurecer e como a oportunidade de descobrir cuidados que somente Ele pode ter por nós. Paulo certa vez disse: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8:18)
Encare com coragem e fé em Deus cada um dos desafios que surgir, afinal, um dia Ele “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está no trono dirá: Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21:4-5)

0 comentários