Série Tome sua cruz # 3 – 10 características da cruz

21.12.11



Hoje quero dividir com vocês características da vida de um cristão que verdadeiramente decidiu carregar a sua cruz. Algumas delas eu acabei aprendendo/descobrindo no meio das crises, mas também foi baseado em um dos capítulos do livro Tome sua Cruz do Pr. Marcio Valadão.

1 SEMPRE PARA FRENTE: Vocês já devem ter visto muitas ilustrações de Jesus pregado na cruz, mas já repararam que o único lugar onde se da pra olhar é pra frente? Preso, fica muito difícil olha pra trás ou para os lados, fica com os olhos fixos em uma única direção: pra frente. Trazendo isso pra nossa vida, essa deve ser a nossa atitude, ao decidirmos “crucificar” a nossa vida, o único lugar que devemos olhar é pra frente, é termos os nossos olhos fixos em Deus e  não naquilo que eu acho ou que o diabo sussurra pra mim. O passado infelizmente não pode ser alterado, mas ele deve ser apenas isso: passado, ficar remoendo o que aconteceu, ou tentar imaginar como as coisas seriam se tivesse acontecido isso ou aquilo, se tivesse dito alguma coisa de forma diferente, não vai mudar o que aconteceu e te deixará preso a ele, fazendo com que você perca de vista Deus e os planos que ele tem a seu respeito. Por isso, deixe o passado ocupar apenas o lugar que lhe é devido na sua vida, aquele que está na cruz só consegue olhar pra frente!

“(...) livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2
“Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” Filipenses 3:10-12

2 DE CIMA PARA BAIXO: Outra característica é que quem está na cruz só consegue olhar de cima pra baixo, nunca de baixo pra cima.


Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” Efésios 1:3


Todos temos bênçãos de Deus liberadas sobre nossas vidas nas regiões celestiais, com cada uma a seu tempo para serem cumpridas. Quando oramos e tomamos posse dessas bênçãos trazemos do alto para a nossa vida. É por isso que quem está na cruz enxerga aquilo que está no alto e mesmo que ainda não tenha chegado o tempo de se cumprir o prometido é possível enxergar se cumprindo. É um exercício de fé. Não importa o problema hoje, se Deus prometeu algo então vai acontecer, é questão de tempo.

3 COMPROMISSO: Ninguém que está pregado na cruz tem a opção de descer dá uma voltinha por aí e depois voltar e se pregar na cruz novamente. É definitivo! Uma vez crucificado, não dá pra voltar atrás. Assim também devemos ter um compromisso fiel com Deus. Uma vez entregue nossa vida á Ele, esse compromisso deve ser assumido 24 horas por dia, não dá pra ficar arrumando desculpas pra obedecer Deus, não dá pra ficar em cima do muro: uma hora santo outra hora no mundo. Aquele que se converte de verdade não consegue viver sem Deus ou mais ou menos com Ele.


Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:17-20

Não existe evangelho sem a cruz, a palavra de Deus vai permanecer a mesma, seus princípios não podem ser negociados.


“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:24-25

4 SUBMETER OS PLANOS: A quarta característica é submeter seus planos a vontade de Deus. É uma pessoa que sonha, faz planos e vai em busca de realiza-los, mas cada um deles é submetido à vontade de Deus. É capaz de abrir mão de seus próprios planos se assim Deus quiser, por saber e confiar que Ele sabe o que é melhor, mesmo que a princípio não entenda muita coisa e parecer que o que Deus propõe é absurdo. Não resiste a vontade de Deus e seus sonhos passa a ser os de Deus, a palavra final vem Dele.

“Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.” Salmos 56:3

5 UMA VIDA DIFERENTE: Viver uma vida diferente não se demostra pelas roupas diferente que se usa nem se isolar do resto do mundo. Hippies eram considerados diferentes em sua época e nem por isso significava que tinham uma vida com Deus, muito pelo contrário. A vida de quem vive na cruz é diferente porque ele não tem tempo de se fazer de vítima, reclamar, ficar em um canto se lamentando, coisas mais importantes ocupam espaço na sua vida, o que Deus quer é maior, sua vida é dedicada a Ele. Quem vive dessa forma é reconhecido pelos outros como um discípulo de Jesus, porque por meio de palavras e atitudes ele expressa um estilo de vida diferente.

6 GRAÇA E INTREPIDEZ: “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4:13

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Marcos 16:17-18


Pedro e João apesar de não terem nenhum tipo de estudo existia neles uma sabedoria e ousadia que as pessoas reconheciam que só podia existir neles por causa de Jesus. Aquele que escolhe viver segundo a vontade de Deus não é apenas reconhecida por Ele mas também é revestida da autoridade recebida por meio de Jesus. É revestida de graça e poder pelo Espírito Santo pra realizar as obras que jesus disse que poderiam ser feitas por nós.

7 SABER PERDOAR: Acredito ser essa a característica em que encontramos dificuldade em gerar em nosso caráter, porque doí e porque temos a tendência de achar que realizar a justiça com nossas próprias mãos é mais fácil do que simplesmente perdoar quando é você o ofendido e prejudicado da história. Mas, como já disse no estudo anterior, se nem Jesus, santo e perfeito negou ao seu próprio direito de justiça e de não perdoar, decidiu perder esse direito pra obedecer o Pai, o que faz com que eu e você cheios de falhas achar que somos melhores que Ele, ao ponto de querer ainda cultivar o nosso orgulho, se recusando a perdoar? Perdoar não significa esquecer, mas sim que você decide não levar mais em conta a ofensa sofrida e liberar a pessoa da “dívida” que ela tem com você.

8 AMOR PELOS PERDIDOS: A oitava característica é o amor pelos perdidos. Quando me dou conta de quem Deus realmente significa para mim, o que Ele faz por mim todos os dias, cuidando de cada detalhe às vezes tão sem importância para os outros, o consolo nas horas difíceis, a alegria nas surpresas que me faz, a resposta de uma oração, em cada situação o meu amor por Ele cresce a tal ponto que eu não consigo guardar só pra mim, desperta no meu coração o desejo de dividir com aqueles que estão perdidos esse amor, eu passo a amá-los porque Jesus me leva a desejar que eles possam usufruir do mesmo cuidado, que conheçam a verdade e passem a viver como filhos Dele. Essa é a minha missão aqui na terra ou como me disseram uma vez: depois de conhecer a Jesus, eu não presto pra mais nada a não ser falar do seu amor.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

9 RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS: Quem carrega a sua cruz consegue enxergar através das situações o controle de Deus. Não importa se o mundo está caindo ao redor, uma vez que todas as coisas contribuem para o seu bem, seja elas boas ou ruins, não se deixar desanimar, persevera até Deus dizer que chegou a hora de parar, não duvida por que compreende que  Deus sempre sabe o que está fazendo. Isso faz com que amadureça cada vez mais.

10 MARCAS DE CRISTO:
“porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:17

Paulo sabia exatamente o que era carregar as marcas de Cristo, muito mais do que as marcas físicas deixadas pelas surras que levou, ele carregava dentro de si a marca de um discípulo, de uma nova vida, seus caráter havia sido totalmente transformado e novas características haviam sido impressas por Deus.Jesus era um cara justo, santo, perdoador, , fiel,consolador, curava enfermos, expulsava demônios,  amoroso...essas também devem ser as marcas daqueles que carregam a cruz.
O centro do evangelho é Jesus, porque Ele é o próprio evangelho. Ter as marcas de Jesus é procurar viver como Ele viveu no dia que se chama hoje, pois Ele disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23

0 comentários