COMO LIDAR COM O FIM DO NAMORO?

9.2.13


Olá pessoal?! Estão bem? Estou indo graças a Deus. 
Bom o assunto de hoje é bem longo, mas vou tentar ser a mais direta o possível.

Tem um velho ditado que diz: “Quem está na chuva é para se molhar!”. Logo, todos que estão namorando ou vão namorar correm o risco de um dia terminar. Não é nada fácil suportar a dor do fim e ver todos os sonhos se desmoronando na sua frente, quando o outro resolve não continuar com o relacionamento. Então... Como se deve agir se isso acontecer? 

Muitas são as histórias sobre namoros terminados, algumas divertidas, mas a maioria tem um final um pouco tenso. Algumas vezes porque nós provocamos o sofrimento ou somos atingidos pela a dor quando o outro termina. 

Uns anos atrás a revista GENTE TEEN trouxe o testemunho de uma das filhas do pastor Jaime Kemp. Annie passou por um difícil final de namoro, após 10 meses de relacionamento saudável o rapaz terminou. Ela passou muito tempo chorando e sem compreender as razões. Então seu pai lhe deu uma palavra que trouxe conforto: “Filha, se Deus permitiu que isso acontecesse, é porque Ele tem algo melhor preparado para você”. Um tempo depois Annie foi estudar nos Estados Unidos e no seu terceiro ano de faculdade, quando seu pai pôde visitá-la ela o falou: “Pai, você se lembra do que falou para mim? Você disse que Deus tinha outros planos para mim, melhores do que eu poderia imaginar! Pois é pai, eu encontrei “este melhor”. O nome dele é Chris!”. Algum tempo depois o pastor fez o casamento da filha. Que benção. 

Quem nunca passou pelo de Annie passou? Você está lá namorando, vai tudo bem, ou não e de repente chega ao fim. Qualquer perda na nossa vida nos traz DOR. Geralmente quem é mais sensível, como eu, tem mais dificuldades de superar o acontecimento. Entram em “parafusos”, ficam totalmente perdidas e sem rumo. Algumas pessoas chegam até a precisar de ajuda médica e psicológica, para retornarem ao equilíbrio.
Quem passa por um fim de namoro precisa passar por algumas FASES para superar esse problema e suportar. 

1º A fase de CHORAR a perda

Não há nenhum mal nisso, em expressar o que se sente. Mas diga a Deus o que você está sentindo e também converse com alguém de sua confiança. Muitas vezes é necessária também, uma conversa com quem magoou você, para que não haja no futuro um problema de “consciência suja”. 

2º A fase de OUVIR bons conselhos. 

Não aceite a ideia de que “ninguém pode ajudá-lo”, procure pessoas certas e conselheiras com bom testemunho de vida. 

3º A fase de DECIDIR CONFIAR EM DEUS. 

Ninguém pode tomar essa decisão por você. Lembre-se: o diabo sempre tenta colocar a culpa pra cima do SENHOR. São aquelas frases tipo: “Se Deus quisesse seu bem, não teria terminado“. Confie em Deus, Ele que sabe o futuro. 

4º A fase da ESPERA de uma nova pessoa.

Tem gente que não sabe esperar, entra em relacionamentos novos prematuramente e acaba tendo novas desilusões. Mas é claro que há casos e casos. 

5º A fase de RECONHECER a Soberania de Deus

Muitas coisas que nos acontecem são permitidas por Deus. Ele, sendo ETERNO, tem o nosso FUTURO diante de Si, como se fosse o PRESENTE. A Bíblia diz que o Senhor sempre quer o bem dos seus filhos. Quando a dor passa, olhamos para o que aconteceu e dizemos “Deus não me explicou na hora, mas hoje reconheço que o que Ele fez, foi o MELHOR para mim!”. 

Bom, existem alguns cuidados práticos, após um rompimento:

• Não procure mudar a mente do seu ex. Quanto mais você quiser reconquistá-lo, mais ele se afastará. 
• Aceite a experiência como parte do plano soberano de Deus.
• Se você foi a parte ofendida, perdoe. Se você ofendeu, peça perdão. 
• Não se afaste socialmente de suas amizades.
• Não fique alimentando suas fantasias do passado. Vá em frente, ocupe sua mente com coisas que você gosta e lhe farão bem.
Deus não falha com a gente, Ele conhece os desejos dos nossos corações e o ajudará a enfrentar um fim de um namoro. Deus quer o melhor para você. Por isso: “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Salmos 37:4-5 e não se esqueça de que “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” Salmos 34:19

Amém?! Que o Senhor restaure a sua vida. :D 
Ellen Ventura 

0 comentários