QUANDO VOCÊ DEIXA O DIABO AGIR

7.6.13


"Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração." Tiago 4:6-8

Na maioria das vezes que lemos esse texto a gente costuma a ver a parte do diabo fugir, como resistir à tentações em situações específicas, eu já vi muitas pregações que falavam disso e usavam o texto como referência, e não que esteja errado, porque o ensino é verdadeiro, mas em minha devocional de ontem Deus me fez perceber uma outra parte. Observem o que o texto diz:  "Deus se opõe aos ORGULHOSOS, mas concede graça aos humildes"Portanto, SUBMETAM-SE a Deus. Resistam ao DIABO, e ele fugirá de vocês." 

Destaquei as palavras porque elas estão relacionadas por um motivo: o orgulho não é apenas algo natural no ser humano, mas uma manipulação do Diabo! Isso mesmo que você leu! Caímos muitas vezes no erro de achar que depois de entregar a nossa vida à Deus não seja mais possível que o diabo nos manipule, mas a verdade é que se você dar brecha ele conseguirá usar os seus sentimentos contra você, pois através do orgulho que ele pode despertar em você aparece junto com ele a rebelião contra Deus, contaminando assim,  o seu coração! Por isso o alerta de "PURIFIQUEM O CORAÇÃO", o nosso coração é a nossa fonte de vida, que pode ser suja sem que a gente perceba, nos afastando de Deus, ficando com a "mente dividida", ou seja, tentando servir à dois senhores, sendo inconstantes com Deus.

Eu sei que muitas situações pessoas podem despertar esse sentimento na gente, mas não permita que ele te domine. Cabe a você a escolha de respirar fundo, contar até 10 e evitar ficar pensando na atitude da outra pessoa e murmurar consigo mesmo sobre o quanto ela está errada. 

"Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? " Tiago 4:11-12

Percebem? quando fazemos isso a gente deixa de ser o que Deus propõe: observador e cumpridor da palavra Dele e tentamos com rebeldia ocupar o Seu lugar de Juiz!

Não é um exercício muito fácil, porque o diabo investe pesado na nossa mente, lançando à todo momento esses pensamentos de volta, mas a saída para a situação Deus já nos deu: 

"Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia." Tiago 5:7-11

Não há saída ou atalhos, a paciência e a dependência da justiça divina é o único caminho. Siga a exemplo de outros que perseveraram. Só assim Deus poderá agir, colocando todas as coisas em seus devidos lugares. 
Não pense no que aconteceu ou no resultado negativo. Esvazie sua mente e limpe o coração, se alimente da palavra de Deus, mude de atitude, só assim haverá verdadeira submissão à Deus.

Se você ainda não está convencido e dentro de você uma voz ainda diz 'não é bem assim'...
"Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17)

Alguém ainda quer arriscar?
Eu não sei vocês, mas eu não quero mais.

Que Deus os abençoe.

2 comentários

  1. Gostei muito, o diabo conhece o ser humano desde adão e eva, ele é pai da mentira e nos sugere pensamentos. Todavia devemos levar todo pensamento cativo a Cristo e tendo em vista que o amor é o maior dom, caso o que se pensa não provem ou não esta "afogado" no amor, temos que rever nossas decisões, pensamentos e atitudes!

    Apenas uma ressalva, Quem foge é o diabo. "Resistam ao diabo e ele fugirá de vós".

    Abraços!
    Em Cristo,
    Felipe Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, eu havia trocado a ordem das palavras e nem notei kkk
      obrigada por avisar! :)
      até mais!

      Excluir