CRÔNICAS DE NÁRNIA: Capas pelo mundo

29.11.13



Quem gosta de ler (entendam gostar como viciados ok?) e que é fã de algum livro, não se contenta em ter apenas um exemplar. Fã que é fã gosta logo de ter mais exemplares da mesma história...é aquele livro edição especial, é a capa nova que saiu de outra editora, é a edição de luxo, a primeira edição, a publicada fora do país...enfim não há limites para nossa obsessão,  talvez somente aqueles propostos por nossos cartões de crédito. 

Eu tinha aquela edição volume único que muita gente tem por aí, aquela com o Aslam na capa e que é mais barata pra comprar das Crônicas de Nárnia, tava feliz com meu exemplar lindo, até ver uma edição rara publicada no Brasil há mais de 10 anos e que não é vendida mais em nenhuma livraria. Foi o suficiente para iniciar a minha saga para reunir os sete exemplares. Já consegui depois de muita procura, encontrar exemplares. Isso me fez querer conhecer outras edições, não só aqui, mas também em outros lugares do mundo.  As Crônicas de Nárnia foram traduzidas para 47 idiomas!!! 
Tem cada coisa legal!!! Se por um lado você fica maravilhada e quer ter todos pra você por outro lado é de doer o coração ao pensar que o limite do cartão devia ser maior! hahah

Então como eu não quero sofrer sozinha e sei que vocês são legais, aqui está alguns dos que achei para dividir com vocês esse dilema:

Espanha
         
   

Japão
 


África


França
      


Irã, Afeganistão, Tajiquistão, IraqueUzbequistãoTurquiaEmirados Árabes UnidosBahrein
(ignorem imagens invertidas, culpa do google, juro)


Israel
                                                                        


Hong Kong 
 
      


Estônia


Croácia
      


Índia



Tibete
Essa é a mais diferente de todas, mesmo em países orientais as figuras são bem ocidentais, mas nesse país não! Todos os personagens são representados como os tradicionais desenhos tibetanos da cultura budista, olhem só como o Aslam nem ta parecendo um leão direito! =O


Outros países
        
Eu coloquei essa edição espanhola, mas muitos países usam a mesma capa. Até 2005 cada país possuía suas próprias edições, a maioria bem diferente uma da outra, mas depois disso houve uma certa padronização nas publicações adotando essa e as usadas nos Estados Unidos (que são iguais às brasileiras) com pequenos detalhes adicionados. Alguns países também utilizam a usada em Israel, como a Alemanha (irônico, não? Acho que Hitler está se revirando no túmulo! hahaha)

Qual a favorita de vocês?


"Minha querida Lúcia,
Eu escrevi essa história para você, mas quando eu comecei isso eu não tinha percebido que as meninas crescem mais rápido do que livros. Como resultado, você já está velha demais para contos de fadas, e no momento em que for impresso e encadernado você será mais ainda. Mas um dia você vai ter idade suficiente para começar a ler contos de fadas novamente ..." C.S Lewis

Esse foi o último post da II Semana C.S Lewis e espero que tenham gostado e até ano que vem! ;)


1 comentários