5 PÉSSIMOS MOTIVOS PARA ABANDONAR SUA IGREJA

7.2.14

Há bons motivos para mudar de igreja, mas ainda há mais péssimos motivos para fazer isso.

Vamos ser honestos, enquanto há bons motivos para sair de uma igreja, ainda há muito mais péssimos motivos. Como um pastor, eu os ouço vez ou outra quando as pessoas estão saindo. E como um semeador de igrejas, os ouço constantemente quando as pessoas entram pela porta.
Se estiver pensando em procurar uma nova igreja, por favor, não use nenhum desses cinco motivos como base:

1. “Não me sinto alimentado”
Os pastores têm a responsabilidade de mordomo das escrituras e cuidar da espiritualidade de sua igreja? Pode apostar que sim. E isso pode ser facilmente esquecido quando se está tentando gerenciar uma equipe, criar sistemas, ajudar com as necessidades, apagar incêndios e desenvolver líderes, tudo enquanto cuida da visão geral e direção da igreja. Mas sejamos honestos, se você tem um smartphone, um computador ou um cartão da biblioteca, você tem acesso a alguns dos melhores ensinamentos e pregações do mundo. Você pode até encontrar arquivos de ensinamentos dos maiores pastores de todos os tempos. Cristão, você tem mais acesso a “carne” do que qualquer outra geração anterior.
Sair de uma igreja por que não está recebendo “suficiente” é só um pretexto. Seu chamado na igreja é contribuir e não apenas consumir. Como um cristão, você não deveria esperar receber a comida na boca pelo resto de sua vida. Eventualmente, você precisa aprender como se alimentar, e que com o tempo pode alimentar os outros. Lembre-se, o seu chamado não consiste em apenas se tornar um discípulo, mas também criar discípulos.


2. “Está crescendo demais”

Eu consigo aceitar a sensação de perda que acompanha o crescimento. Quando começamos, nossa igreja era nada mais que um grupo de irmãos e irmãs se encontrando em uma sala de estar. A sensação é bem diferente agora que somos uma igreja com umas centenas de pessoas fazendo vários serviços. Às vezes sinto saudade da intimidade e simplicidade desses dias. Mas continuar com pouco é um objetivo triste e não bíblico.
Quando as igrejas são fiéis a Grande Comissão, vidas mudarão e pessoas se juntarão a igreja. Pode não acontecer rapidamente, mas o crescimento com o passar do tempo é inevitável para igrejas fiéis. Se tiver problemas com igrejas grandes, você não teria gostado da primeira igreja e definitivamente não gostará do Paraíso.

3. “Não concordo com tudo que é pregado”
Quer saber? Eu também não gosto e sou o pastor. Sendo assim, eu reservo totalmente o direito de discordar comigo mesmo. E vez ou outra eu faço isso. Por quê? Porque estou aprendendo, estou crescendo. Estou fazendo perguntas. E a minha esperança é que aqueles para quem prego estejam fazendo o mesmo.
Se insistir que seu pastor concorde com você em tudo nesse mundo, você irá pular de igreja em igreja sua vida inteira sempre se desapontando ou eventualmente desistirá e sairá de uma vez por todas. É bem provável que você não irá concordar com tudo o que é pregado em lugar algum. Enquanto seu pastor não estiver pregando a heresia, você pode discordar de coisas secundárias. A verdade é que quando você escolhe continuar apesar de discordar de algumas coisas, você, seu pastor e sua igreja serão melhores.


4. “Não está satisfazendo minhas necessidades”

Quando alguém usa esse motive para sair, ele está entregando que em algum momento eles acreditaram que a Igreja existe para servir a suas necessidades. Eles seguiram uma mentira, que quando é sobre a igreja é sobre o “eu”. Esse é o problema: a Igreja não é sobre você. Ela é sobre Jesus. É a Igreja Dele. Ele veio por ela, Ele morreu por ela, Ele se redimiu por ela, Ele continuou a construí-la. E um dia, Ele voltará por ela. Ela Lhe pertence.
Esse é o mesmo Jesus que veio procurar e salvar os perdidos e então encarregou Sua igreja de fazer o mesmo. A Igreja não existe para satisfazer suas necessidades. Você é parte da Igreja que existe para satisfazer as necessidades do mundo. Deixe de lado o carrinho de compras e vá trabalhar.


5. Conflito não resolvido

Onde quer que você encontre uma comunidade de santos pecadores, você achará conflito. Muitos. A igreja é uma grande família cheia de personalidades e desajustados. Às vezes irmãs discutem, irmãos brigam. Às vezes você quer enterrar o seu tio esquisitão no quintal. Mas apesar de tudo, a família é para ser aquela com quem nos unimos. Mesmo quando está difícil, principalmente quando a situação está difícil.
Paulo nomeou vários dos conflitos da igreja em suas cartas. Não vejo em lugar algum ele encorajar os fiéis a desistir ou seguir outro caminho que será mais fácil. Ao invés disso, suas cartas encorajam e treinam aquelas comunidades largadas a como lidar com toda a confusão juntos.
Quando saímos no primeiro conflito, isso acaba com o esforço de Deus em nossos corações. Também coloca de lado o processo de arrependimento, perdão e graça. E nega o poder do Evangelho de trazer a reconciliação onde parece ser impossível. Nós e aqueles em nossa volta perdemos tudo isso quando desistimos
Eu sei que não é possível resolver todo conflito. Sei que reconciliação é impossível onde não há arrependimento. Eu entendo isso. Mas lembre-se, o arrependimento começa conosco. E é assim com a aproximação da graça. E quando resolvemos ficar por perto e continuar a nos arrepender e alcançar a graça, eu acredito que Deus pode fazer ainda mais do que nós normalmente achamos que Ele pode. Às vezes, Deus nos dá o seu melhor durante a confusão.


Texto: Pr. Aaron Loy (RELEVANT MAGAZINE)
Tradução: Pedro Blasque

0 comentários