CINE VITROLA + INDICAÇÃO DE FILME: 'Onde vivem os monstros'

19.6.14

Durante o feriado, eu na minha ingenuidade decidi que iria ver só um filme tranquilo, desses feito para crianças mas que adultos também gostam de assistir (e também porque fazia parte da minha lista de filmes do Mark Ruffalo Facebook Heart Symbol). Foi assim que eu escolhi 'Onde Vivem os Monstros'.

SINOPSE: Max (Max Records), fantasiado de lobo, faz malcriações com sua mãe (Catherine Keener) por ciúmes de um amigo dela (Mark Ruffalo). Como castigo, é mandado para o quarto sem jantar. Max resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha. Lá ele encontra vários monstros, que vivem em bando. Max afirma possuir poderes e acaba nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para mantê-los em constante diversão.
Eu sabia que era uma adaptação de um livro mas não conhecia a história direito, então qual não foi a minha surpresa ao descobrir que esse filme é tudo, menos uma história para crianças!? O filme se revela uma profunda análise psicológica do comportamento infantil, seus medos, suas dúvidas e seus conflitos em relação ao conturbado mundo dos adultos mas, assim como no livro O Pequeno Príncipe, ele tem uma história simples mas que também te leva a uma profunda reflexão sobre a vida e sobre si mesmo, mesmo que você tenha crescido. Ele nos ensina que mesmo que não tenhamos mais medo do bicho papão, ainda existem coisas dentro de nós que temos medo de encarar, mas que a única forma de vencê-las e sermos pessoas melhores é encarar os nossos monstros! 


Outro aspecto que me chamou atenção no filme desde o início, foi a trilha sonora, que se você for como eu, super ligado nessas coisas, vai poder conferir no final do post e concordar o quanto ela é importante na história. 

A trilha é praticamente toda composta por Karen O, vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs e também ex-namorado do diretor do filme,  Spike Jonz. Além de Karen, durante o filme também há vozes de crianças ao fundo, cantando, gritando, assoviando e brincando. É o que mais chama a atenção nas faixas do álbum. A trilha sonora do filme foi indicada para o Globo de Ouro e entrou para a pré-seleção dos filmes indicados do Oscar. O single “All Is Love” também entrou para a pré-seleção do Grammy, porém não conseguiu passar desta etapa.

Enfim, não vou contar tudo para não perder a graça, vocês vão precisar assistir para descobrir! Mas posso afirmar que 'Onde Vivem os Monstros' é um filme lindo, inteligente e profundo.


"...existe algo selvagem dentro de todos nós." Onde Vivem os Monstros

0 comentários