6 COISAS QUE OS SOLTEIROS ESTÃO CANSADOS DE OUVIR

13.11.14


Certa vez, assisti um episódio de Say Yes to the Dress no qual a moça que estava comprando o vestido disse "Tenho 23 anos, estou me casando nova demais".

Acho que não estava segurando nada na hora, mas se tivesse teria jogado pro ar e gritado "OPA!", porque apesar de não saber o que significa, parece até comemorativo.

Não me lembro de ter ouvido alguém dizer que casar aos 23 é casar muito novo. Parece que, especialmente na igreja, 23 é A idade de se casar, ou talvez de já estar casado há um ou dois anos. Isso é algo Cristão? É algo americano? É algo humano? Na verdade, não sei.

Completarei 27 durante o outono e ainda estou solteira. Não sei se você que está ou estava solteiro, mas já ouvi muitas coisas sobre isso e, às vezes, coisas bem deprimentes. Normalmente, apenas sorrio e digo "obrigada", ou aceno como se concordasse, mas o que eu realmente penso sobre todos os comentários 'bem-intencionados' relacionados a solteirisse:

1- "Ser solteiro é uma bênção. Você pode usar este tempo para se preparar para o casamento."

Isso é bem real. Andy Stanley escreveu um artigo sobre este tema. No entanto, por favor, me mostre nas Escrituras onde Jesus nos diz que o nosso objetivo é se preparar para o casamento. Lembro-me Dele nos dizendo para ir para o mundo e fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19), e eu me lembro Dele nos dizendo para amá-lo com todo o nosso coração, alma e pensamento e amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22: 37-39), mas eu não consigo lembrar de uma época em que Jesus nos diz para mudar, transformar e  nos aperfeiçoar exclusivamente para o bem do nosso futuro companheiro. Você poderia apontar isso para mim? Vou esperar sentada.

2. "Você sabe que ele / ela é casada, certo?"

Isso sempre surge quando alguém solteiro fala que alguém é "legal" ou "interessante". E claro, agradeço por meu amigo me lembrar que a pessoa da qual estou falando não está disponível, mas eu disse "Ele parece legal", não "Será que ele gostaria de passar a vida toda ao meu lado, em uma relação monogâmica?"

Ao contrário da enorme placa que devo ter grudada na minha testa dizendo "Estou analisando todos de acordo com meus padrões matrimoniais", eu não fico imaginando se me casarei com alguém que acabei de conhecer. Não sou uma leoa a espreita, aguardando um animal ferido. Vejo as pessoas como pessoas, não pelo possível relacionamento que teremos.

3. "Estou orando por um homem / mulher a entrar em sua vida."

Eu posso afirmar com toda certeza de que um casal com crianças vivem uma alegria que eu nem consigo imaginar, e que você quer que eu também passe por isso. Mas talvez, agora não seja a hora de isso acontecer. Relacionamentos não resolvem problemas. Na verdade, muitas vezes até criam problemas. Eles podem ser gratificantes e formadores, mas precisam de muita dedicação. Então, lhe darei algo para orar, porque tenho muitas coisas em minha vida nas quais preciso da ajuda de Jesus sem que eu ocupe o tempo de outra pessoa.

4. "Assim que aceitei minha condição de solteiro, meu marido/minha esposa apareceu!"

Nossa, que ótimo! Adoro quando Deus faz coisas inesperadas. Não é legal? Mas, Deus não faz isso sempre. Eu estou no momento "ok com o fato de estar solteiro" há 7 anos já. Pessoas aparecem e somem de minha vida. Já namorei com alguns, mas não me casei com um deles. Já estou solteira há mais tempo do que já namorei.

Então, por favor, não apresentam uma atitude de contentamento como uma fórmula mágica para encontrar um cônjuge. Cada pessoa na terra devem trabalhar em cultivar uma atitude de contentamento, independentemente da fase da vida em que estão, e por nenhuma outra razão que não seja a pessoa completa e toda e confiante de que Deus a criou para ser.

5. "Meu marido/minha esposa e eu estamos pensando em arranjar alguém para você."

É tão bom encontrar pessoas, (além da minha mãe e minha melhor amiga) que se preocupam com minha vida! Mas, talvez, "você" poderia simplesmente sair comigo ao invés de encontrar alguém para sair comigo. Eu prefiro sair com meus amigos do que ficar procurando namorados.

6. "Um dia você vai fazer alguém muito feliz."

Fico muito feliz por sua confiança em mim. Mas e se eu nunca me casar? Talvez eu monte um orfanato, ou uma pensão, ou até uma casa para universitários, ou então uma igreja. Será que terão sorte? Será que os deixarei feliz? Meu 'grupinho' tem sorte em me conhecer? Ou minha família? Ou nunca serei capaz pelo simples fato de não ser casada? Minha personalidade e meus dons não foram colocados em mim apenas para fazer uma pessoa feliz. Eles foram colocados para que eu sirva nesse mundo, que glorifique o nome de Deus e encaminhe as pessoas para Jesus. Esse é meu objetivo, não deixar apenas uma pessoa feliz.

Tudo isso para dizer: Será que eu quero deixar uma pessoa feliz, ter filhos e fotos da família? Será que quero alguém junto a mim no ministério, alguém que eu possa ajudar e que me ajudará, e que me acompanhará por toda a vida?

CLARO que eu quero. Alguns dias até demais, em outros nem tanto.

Mas também há muitas coisas que quero, em relação a minha carreira, minha comunidade, minha família, meus amigos, minhas habilidades e meu caráter.

Então, não vamos focar em uma coisa e fingir que compõe o todo.




Artigo originalmente publicado na Relevent Magazine
Tradução Pedro Blasque

5 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Principalmente o 2 haha

    Tenho 21 anos e nunca namorei, então já viu né!
    Escuto esse tipo de coisa sempre.

    Ah seu blog arrasando como sempre ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos depois dos 20 já deve ter ouvido, vc não está sozinha! kkkkk
      o segundo com certeza deve ser o pior da lista!
      obrigada! ;)

      Excluir
  3. Oi Evana!
    Muito legal o texto e muito real também ;)
    As pessoas as vezes se incomodam demais se estamos num relacionamento a dois ou não, e se estamos alguém sempre pergunta como está, as vezes por ser legal mesmo, mas na maioria delas para alfinetar e levantar questões que só cabe a nós dois..
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Faço 27 em dezembro e nunca namorei, o fato de ter 3 irmãs mais novas namorando e começando a falar em casamento agrava a situação kkkkk já ouvi todas essas coisas aí milhares de vezes. To vacinada já... Adorei o texto! ;)

    ResponderExcluir