10 MÚSICAS PARA OUVIR NO INVERNO - UMA VIAGEM POR DIA

26.6.15




Nunca fui de preparar grandes playlists perfeitas para os momentos da vida. - exceto viagens. VIAGENS! É só falar em viajar e é aquela correria (arrumar as malas ? pensar no lugar ? avisar os amigos ?) não! A melhor correria de todas! Preparar aquele pen drive, ou aquele cd em mp3 à moda antiga para cada curva de rio que o carro fizer, aquelas músicas da família, que marcaram momentos que já fazem parte da rotina de viagens turismo family ultra park que só vocês sabem sentir o feeling da letra com os vidros abertos e os cabelos esvoaçantes! yeah! É disso que eu estou falando! Mas dessa vez, a playlist não vai ser sobre músicas de viagens -- aaaah :( mas quem sabe no próximo post, fica a dica. ;) Na verdade vim aqui compartilhar 10 músicas para ouvir no inverno. Sabe aquele som ambiente que combina com a neve caindo? Com o floco de gelo? Com o vento frio que bate na janela? com a xícara de chocolate quente? com expresso polar? com as cobertas e os filmes, com as cenas e as pessoas elegantes cheias de casacos, paletós, blazers e seus sobretudos gigantes! São essas músicas que vem logo aqui, aprecie, sem moderação cada uma, cada estrofe, cada verso, melodia, canção. Embarque comigo nessa viagem!


É de manhã, está garoando, céu branco, nublado, sua janela parece trazer uma edição de foco das coisas lá fora que o ar quente da casa criou, são 6h da manhã, você se levantou para o(a) trabalho(faculdade, vida), não tão empolgado(a) assim, mas levantou... Se arrumou, mais do que depressa para não perder a hora, pegou o guarda-chuva se preparando para uma suposta chuva no fim da tarde, colocou o café para esquentar.. huum, cheiro de café, não sei porque, mas frio combina com café quentinho e um bom livro. Parece um sonho? Não é bem assim? Bom, vamos deixar as coisas mais reais, talvez sua manhã foi bem agitada, acordou com o seu cachorro latindo bem alto, alguém gritando, barulhos de caminhões, carros e pedestres logo te assustam, ops, nem em casa você está mais, dentro do ônibus você se encontra, com seu fone, sem café, e talvez com um pouco de frio. Essa música é uma manhã de inverno. Uma manhã incerta. Uma manhã de dúvidas. Uma manhã de problemas à resolver, de trabalho, de lutas, de orações. de frio. Lembre-se então, somos dele, para sempre.



Na correria do dia a dia é difícil encontrar um tempo para solitude. Um tempo para estar só e ouvir a voz de Deus. Ou talvez você tem passado muito tempo sozinho sem ouvir ninguém, nem mesmo o "cara lá de cima". Ainda é de manhã, você está no seu quarto ônibus a caminho de seu propósito, ou em sua terceira xícara de chá. - Diga a Deus que o ama. Dias de frio são dias cheios de saudades. Abrace Jesus, ele é o único que pode aquecer sua alma e ser o cobertor de um espírito quebrantado.



Eu comecei a amar o frio depois que eu descobri que quando eu falava minha boca produzia uma fumaça mágica, me sentia um mini dragãozinho com poderes sobrenaturais e falava sem parar quando o inverno começava! haha Esta canção é para aqueles que assim como eu, fazem dos momentos mais simples e corriqueiros, coisas especiais e divertidas, dance no metro, dance na rua, dance em casa, dance na empresa, dance em algum lugar, ou pelo menos bata os pés e lembre-se, a maior alegria está nas coisas mais simples.



Você é um guerreiro medieval, ou uma princesa em uma plantação de orquídeas em seu bosque, está muito frio, a neve cobre o vale no horizonte, entre o Reino sul e o reino do Norte, você está lutando, você tem uma espada, ou um vestido de linho e uma coroa de flores, você vem de uma guerra, ou você vem de um castelo vazio e pouco alimentado por amor. Um ou outro sedentos por um encontro. Essa música é um encontro medieval em meio ao inverno mais gélido possível. Conheça alguém diferente, diga olá, como vai você? Mude a vida de alguém. Encontre.



Pare e observe o céu, os pássaros. Eles sempre estão lá. Vez ou outra vemos um ou outro morrer. Mas sempre. sem cessar. Eles cantam. Pássaros voam. No Outono, no verão, na primavera, ou no inverno. Pássaros voam. Cecília Meireles sabiamente disse que “O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros." Mova-se. Qual sua resposta para a criação? Ela se move, o inverno é quando as árvores param para nos ver mergulhar. Mergulhar em novos sonhos, ou na imensidão de um céu azul sem fim. Voe. Deixe o vento soprar. Leve como uma folha de Outono. Vá para onde as águas são tranquilas. Como pássaro de inverno.



Casa da vovó. Casa do vovô. Casa da família. Família de casa. Família vai casar. O inverno se torna muito familiar quando escutamos canções tradicionais "mais antigas que andar pra frente" como meu pai sempre diz. É, sabe aquele velhinho com boina e cachecol? Ou aquela senhorinha com seu carrinho de feira voltando para casa? Um garotinho correndo sem medo do perigo que pode enfrentar, ou da gripe que ele pode pegar, envolva-se com as cenas a sua volta, e faça delas seu filme em 7D de hoje! Lembre das antigas. Lembre de ontem, e pense, amanhã vai ser top.



É final de tarde, a chuva chegou, escureceu mais cedo, você está cansado, só quer abraçar seu travesseiro e seu cobertor quentinho. O trânsito está intenso, todo mundo cansado e estressado, todo mundo quer dormir. Hora de perceber as luzes da cidade. Perceba os piscas do semáforo, sinaleiro, sinal, farol(depende de qual estado tu esteja rs). As promessas dele são verdadeiras e duram para sempre. Os pensamentos dele são bem mais altos. Olhe para arquitetura e as estratégias que os homens construíram, olhe o fluir e as combinações ao seu redor e imagine a mente de Deus! Ele está pensando em você.



Você chegou em casa. Molhado. Com frio. Resfriado. Gripado. Cansado. Com fome. Com Saudade. Quer um abraço. Lar doce Lar. Nosso amável lugar. Você joga sua mochila, sua bolsa, sua pasta, seu chapéu, sua touca, sua luva, sua blusa, sua bota, seu celular, ufa! Quanta coisa! Tira todo aquele peso dos seus ombros! Sabe, toda chegada em casa quando volto de um dia de inverno me faz lembrar do nosso verdadeiro lar! Lá onde todo peso será tirado de nossos ombros, onde não haverá mais morte, nem mais dor, nem mais choro, nem mais rancor. só haverá amor, paz e alegria. E tudo que precisamos, o amor do pai. Quando chegar em casa da próxima vez, lembre-se. Estamos indo pra casa.



A noite chegou, você cochilou um pouco, ou talvez já correu fazer suas novas tarefas pendentes. Alguns estão em cultos, outros já dormiram, ainda tem aqueles que nem em casa chegaram. Sua mente está pensante. Seu coração pulsante ou será que não? Não deixe de deixar. Sempre deixe. Deixe o coração sentir. Deixe as mãos se entrelaçarem. Deixe a voz se elevar. Deixe a alma falar. Deixe os anjos cantarem. Deixe a floresta te chamar. “E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.” ―Albert Camus



Enfim! Tarde da noite. Aquela sopa quente. Aquele miojo de 3 minutos. Aquela janta forte. ou Aquele copo com Nescau da infância. As cobertas são ondas do mar. você é mais um barquinho na imensidão deste mundo. E se amanhã você levantasse entre dinossauros, dragões, e seres mitológicos? E se amanhã o Brasil fosse Canadá e a Rússia fosse a África? E se amanhã o seu gatinho fosse um Urso Polar? Porque não? Sonhe! A noite é feita pra sonhar! Não durma sem sonhar. Não deixe o frio fazer sua imaginação de criança congelar.











1 comentários

  1. Obrigado pelas sugestões, não conhecia estas bandas.
    Mas vou acompanha-las agora. Ótima postagem.

    ResponderExcluir