DEUS ENTRE BEATS, SÍNDROMES & CORUJAS.

13.5.15



Você já pensou em encontrar Deus no meio de beats eletrônicos? Já imaginou sentir a presença de Deus no meio de um ataque causado por uma síndrome em sua mente ? Já imaginou olhar para criação de Deus e visualizar muito mais do que corujas no quintal ?

Se não, está na hora de ouvir OWL CITY! 

Encontrei Owl City no meu hobby favorito : buscar incansavelmente por músicos/bandas/artistas desconhecidos e criativos que sejam cristãos, e confesso que não estava muito bem quando o encontrei, na verdade estava buscando por respostas, ouvindo o silêncio, tentando justificar os meus porquês... em um desses dias, me encontrei com a música Angels :


It's seventh heaven because there are angels all around,Among my frivolous thoughts,I believe there are beautiful things seen by the astronauts.
_______________________________________________________________________
É o sétimo céu porque existem anjos por todos os cantos,
Entre meus pensamentos fúteis,Eu acredito que há coisas lindas vistas pelos astronautas.



Uma canção que fala sobre o medo, a dúvida, a oração, e o sobrenatural. 
Experimente você mesmo : Escute a Canção Angels - Owl City

BOOOOM! Tudo em meu interior mudou, fui profundamente tocado pela melodia da canção, pela letra, pela intimidade com as palavras, e depois ainda mais quando descobri quem era que estava por trás de Tudo isso, Adam Young. E depois ainda mais e mais, quando descobri que quem estava por trás de tudo isso era Deus.

Adam Randal Young é um músico estadunidense, multi-instrumentista, produtor, compositor, vocalista e o fundador da banda de Synth-Pop Owl City. Ele é portador da Síndrome de Asperger. (Ops.... O que é isso Lucas ? Síndrome de Aspirina o que ?) A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. Alguns sintomas dos portadores desta síndrome são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (o que leva outras pessoas a pensar erroneamente que eles não sentem empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto. Descobri recentemente que os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton, e até Bill Gates, o fundador da Microsoft apresentaram sinais de conter a Síndrome de Asperger.

Parei para estudar esta doença, e descobri que quem a possui tem grande dificuldade em reconhecer as emoções próprias e as emoções dos outros, exemplo : Adam young se encontra com você em uma cafeteria qualquer para uma conversa sobre música, de repente você começa a chorar com o que ele está contando, ele não vai parar a conversa ou perguntar a você porque está chorando, Ele não vai entender se aquele choro é de tristeza, alegria, ou simplesmente porque você está emocionado(a). Os portadores de Asperger tem dificuldades em assimilar expressões físicas com sentimentos. E Adam é assim.

Descobri também que no meio de tudo isso, "Os Aspergerianos" possuem uma forma própria de se expressar, ou melhor, de tentar compartilhar aquilo que sentem, vivem, experimentam aos outros. Sua linguagem é extremamente comparativa e literal. É como falar em parábolas.

"Eu vi uma criança com um tablet na mão" 
Para os Aspergerianos :
"Eu vi um coelho saltitante com um portal mágico em sua patinha" 

Isso não significa que eles vivem em um mundo surreal, mas que encontram uma forma mais fácil de se comunicar usando analogias profundas daquilo que eles viveram, ou sentiram.  Incrível não é ?

Adam, o Aspergeriano, começou a criar a sua musica no porão dos seus pais devido as insonias que sofria (por causa da Síndrome). Com uma carreira a solo, ele publicava as musicas electro-pop no MySpace e iTunes, vendendo cerca de 2,000 musicas por semana!. O seu primeiro álbum, lançado de forma independente em 2008, chegou à 13ª posição do ranking de eletrônicos norte-americanos, o que o levou a se apresentar em uma turnê por todo o país. Em 2011, o terceiro trabalho, All Things Bright and Beautiful, alcançou o primeiro lugar de vendas no top 10 álbuns eletrônicos do iTunes, tanto nos Estados Unidos, como no Canadá. Quando Ele se sentia sozinho, sem amigos, deprimido e apenas com suas visões espetaculares do mundo a sua volta, a única coisa que o segurava era Cristo! Certa vez ele disse, que sempre lembrará dos primeiros anos de sua juventude quando seus pais o levavam a igreja Batista para adorar a Deus! Ele havia encontrado (como ele mesmo diz ) uma âncora para sua alma! Mas como pode um cara como Ele ser Cristão?  Ele não fala de sua fé ?  Quando eu comecei a descobri-lo, me perguntava o mesmo, até que entrei em seu blog. Não precisa rolar muito pra baixo, você já encontra mensagens profundas de John Piper, Charles Spurgeon, Partes das Cartas de Paulo, estampadas para todos os seus seguidores. Ele não se envergonha do evangelho. Ele o expõe da melhor maneira possível. Mas e na música? Adam faz questão de orar antes de todos os seus shows e turnês. Todos os membros da Banda são missionários do Exército da Salvação e chegaram a perguntar várias vezes em festivais seculares o porque eles não bebiam, não fumavam, nem se drogavam antes ou após as apresentações. "Porque nós fizemos uma escolha - respondia Adam" Há 6 meses atrás Young, juntamente com sua aliada, Síndrome de Asperger, Sua fé, Britt Nicole e a cidade das Corujas (nome de sua banda), lançou a música You're Not Alone (Você não está sozinho) publicando mais uma vez sua fé Cristã à todos seus ouvintes. Porque suas músicas são eletrônicas? Porque Deus o chamou assim. Porque a maioria das letras dele são meio doidas ? Por causa da síndrome.

Porque Deus fez Ele assim? Para um propósito. Glorificá-lo.

HÁ UM PROPÓSITO DEBAIXO DOS CÉUS.

Fiz-me de louco para ganhar os loucos. De pobre para ganhar os pobres. - Ap. Paulo
E se usássemos as palavras de Paulo como as palavras de Deus ? Fiz os loucos para ganhar os loucos. Fiz os pobres para ganhar os pobres. Há um grande propósito de Deus na vida de todo ser humano. E este propósito pode, e, na maioria das vezes é, insano aos homens. Mas a sabedoria de Deus é mais sábia que a loucura dos homens. Deus permitiu que Adam Young nascesse com Síndrome de Asperger, e que sem conseguir dormir encontrasse melodias para expressar seus sentimentos em um porão em sua casa, para posteriormente influenciar milhares e milhares de jovens à encontrarem esperança em Cristo como ele encontrou. 

Considero Young, um C.S Lewis da Música Pós-Moderna Cristã. Um filho de Adão que reconhece sua queda pecaminosa herdada desde seu nascimento, que entende e aceita a graça irresistível do evangelho, um explorador extremo sobre o mundo sobrenatural, que manifesta suas descobertas e a mensagem de Cristo da forma mais criativa e influente que poderia mostrar dentro de suas delimitações terrenas, e, nada melhor do que encerrar este texto com as próprias palavras de Adam sobre sua música e sua fé :

"Quanto mais eu crio músicas e persigo a altitude, eu fico com elas, mais percebo que a pior coisa que você pode fazer é tornar-se um prisioneiro de seu próprio estilo.

Para isso , a canção é colocada sob uma tirania da auto-dependência para sustentar-se, finalmente,o que é impossível, e sem inovação ou regeneração,a arte torna-se um buraco negro - sem alegria e insípida.


Estou aprendendo a derrubar e desconstruir tudo o que eu acho que sei sobre a música antes de gravar um novo álbum e há uma verdadeira beleza que não foi sentida ainda ao tentar uma continuação ou extensão ou de seguir qualquer trabalho anterior. No início de um novo capítulo, eu percebo que tornou-se mais difícil satisfazer o desejo interior que tenho por uma melodia que se saia bem para mim.

Porque a "experiência" é cheia de suas próprias vantagens e desvantagens, é mais difícil  capturar algo que me faz sentir como se eu estivesse flutuando três pés acima do chão - mas a coisa surpreendente é que, quando eu descobrir uma nova veia de inspiração através da experimentação e exploração, eu percebo que há de fato melodias infinitas e não pensar nisto me dá uma altura em que almejo alcançar.
E através de reinventar uma abordagem de alguém, de repente há mais beleza e esplendor e grandeza do que nunca,porque tudo está em como olhar para isso. Músicas inteiras nos mesmos acordes que eu toquei mais e mais e eu não olhei para elas durante este percurso até agora.

Independentemente disto, a única coisa que me deixa animado é o conhecimento de que há todos os tipos de coisas sobrenaturais à espera de alguém para se apaixonar, esperando para serem descobertas, e eu tenho o imenso privilégio de escavá-las."


0 comentários