Siga Cristo e não uma religião!

10.10.11


Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábado por que tudo isto é sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça da qual todo corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Se morrestes com os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proveis aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso se destroem. Tais coisas, com efeito, tem aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Cl 2:16-23)
Nesse texto Deus está nos alertando sobre o quanto as pessoas tem se preocupado com rituais religiosos, em falar com que roupa devemos ir vestidos aos cultos, qual o comprimento do cabelo, qual a posição que devemos ficar ao orar, o que comer ou não, e se esquecem daquilo que realmente importa, se esquecem de prestar um verdadeiro culto a Ele. Deus não esta interessado em nada dessas coisas, Ele não se importa se eu uso um sapato de salto alto ou um tênis quando vou à igreja,se meu cabelo está pintado de vermelho ou se ele está da cor natural, se eu uso saias ou calças, pra Ele isso não tem o menor valor.Como fica muito claro nesse texto, Deus não suporta ver as pessoas julgando umas às outras por se vestir de uma forma diferente ou por comer alguma coisa em uma época do ano em que todo mundo não devia comer,porque na verdade o que nos contamina não é o que entra na nossa boca mas o que sai dela (Mt 15:11) mas isso eu vou falar melhor em outro post. Essas pessoas usam como pretexto a falsa humildade e obediência a Deus e na verdade elas nunca conheceram Jesus de verdade, por que se tivessem conhecido, elas não se preocupariam com coisas que não possuem nenhum valor em si mesmas, não podem tirar o pecado de suas vidas e que não trazem o tipo de crescimento que procede de Deus.
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.”
O que Deus espera é que em nosso coração exista o desejo de viver segundo o seu evangelho e não sobre preceitos religiosos criados por homens. A nossa vida deve estar baseada na liberdade que existe em Cristo, mas não confunda liberdade com anarquia, onde tudo se pode. O que deve te guiar em tudo o que for fazer é:“Isso agradaria Deus,isto está de acordo com a sua palavra?” Se a resposta for não, então eu não faço,não por que alguém julga por exemplo, que me forma de vestir é errada, mas por que Deus não se agradaria dela,por que não preservaria o meu corpo que é templo do seu Espírito.Em tudo deve existir moderação.
“Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar (...) e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” (Cl 3:8 e 10)

A única preocupação que devemos ter é em agradar a Deus, é buscar conhecê-lo, é a cada dia permitir que o meu coração e minha forma de pensar sejam modificados para estar cada vez mais semelhante a Jesus, isso sim tem importância pra Ele. Rituais religiosos não me tornam alguém melhor nem me purificam, mas a vida de Cristo gerada em mim.

0 comentários