DIA MUNDIAL DO ROCK: UMA PLAYLIST SEM RÓTULOS

13.7.14

Segundo dizem, ele surgiu como resultado de uma mistura de muitos estilos – do blues e do country ao folk e ao jazz. E ao longo dos anos ganhou novas versões: punk, progressivo, metal, glam e muitas outras. Estamos falando do gênero musical mais conhecido no mundo: o rock and roll. Nascido nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 40 e início da década de 50, o rock rapidamente se espalhou pelo resto do mundo e ganhou um dia no calendário só pra ele: 13 de julho – Dia Mundial do Rock.

Essa parte da história todo mundo já conhece, mas o que poucos sabem e que talvez por isso saíam por aí dizendo bobagens como que 'o rock é coisa do capeta' e blá blá, é que muito antes de Elvis, Chuck Berry e Johnny Cash tornarem o estilo popular, ele nasceu de uma mistura de música gospel e guitarras nas mãos de compositores ousados dentro das igrejas da década de 30 e 40 como expliquei nesse post. E graças à eles a música gospel hoje pode ser mais ousada e falar sobre Deus e alcançar pessoas que talvez de outra forma não seriam alcançadas. 

Eu particularmente não gosto do rótulo 'rock gospel', acho que se quisermos alcançar os perdidos é preciso se desfazer dos rótulos, até mesmo na música e pregar aquele evangelho simples, de forma que todos que ouçam compreendam, ou como o vocalista da banda Palavrantiga, Marcos Almeida disse uma vez: "Por isso parei de pensar com essas categorias (gospel, secular ou adoração com raízes brasileiras) para enfim pagar o preço de ser livre. Mas tem sido prazeroso! Uma aventura na velocidade do vento que Ele mesmo sopra. Estou falando de uma música brasileira de raízes cristãs. Isso é diferente de uma música cristã de raízes brasileiras. Estou falando de uma música de rua, de rádio, de boteco, de palco, de teatro, uma música de cinema e novela, música do povo, feita por ele, por isso brasileira. Uma arte tecida na Esperança."

Portanto, nesse Dia Mundial do Rock eu fiz uma lista (com a ajuda dos meus amigos super legais) de algumas boas bandas que carregam a mensagem da cruz sem que a gente tenha que ficar rotulando de 'gospel', dos mais variados estilos para vocês curtirem e que carregam um pouco da evolução da música feita por artistas cristãos, principalmente os brasileiros. Tem velhos conhecidos nossos, mas também quis fazer uma seleção com coisas novas, que eu sempre tenho na minha playlist.

INTERNACIONAIS

SKILLET
A banda surgiu em 1996 em Memphis, Tennesse e é uma das bandas mais conhecidas do gênero entre os cristãos. Skillet gravou oito álbuns em estúdio e foi indicado ao Grammy Awards com dois deles, Collide (2004) e Comatose (2006). De lá pra cá, a banda tem misturado diversos estilos em suas composições, que vocês podem conferir no último álbum lançado por eles, 'Rise'


P.O.D
Formada em San Diego, na Califórnia em 1992, é outra banda famosa entre os cristãos, tocando músicas que misturam muitos elementos como Rock, Reggae e Punk é difícil definir seu estilo, então vamos dizer que eles tocam new metal. Uma boa notícia para os fãs, é que ela se prepara para o lançamento de um novo álbum acústico.


THIRD DAY
Essa é uma das minhas bandas de rock favoritas, sou completamente apaixonada pela voz grave do vocalista Mac Powell que me lembra muito um cantor de música country americana, que diferente do nosso péssimo sertanejo, tem estilo. Essa é uma daquelas bandas que você pode ouvir repetidamente sem se cansar, o último álbum deles, Miracle, lançado em 2012 é o meu favorito, principalmente por causa da canção Your love is like river.



KUTLESS
Outra banda que não precisa de muita apresentação, já que é bem conhecida pela maioria de vocês. Eles tocam um estilo de rock mais alternativo e recentemente lançaram o álbum Glory que vocês podem conferir melhor nesse post aqui.



LEELAND
Essa banda é particularmente bem especial, ela se tornou parte da minha vida, suas músicas sempre marcam alguma coisa importante para mim, até amizades elas me deram (né Malena Flores e Ministério Radicalize?)! Formada em Baytown, Texas, em 2000Leeland tem aquele rock progressivo e muitas músicas perfeitas para aquele momento de adoração, como a que mais gosto I Wonder. Mês passado falei nesse post sobre o novo álbum que lançaram, que marca um momento de muitas novidades na sua trajetória.

NARNIA
 Narnia é uma banda de metal da Suécia formada em 1993 e como o próprio nome denuncia, suas músicas são cheias de referências às obras do escritor C.S Lewis, como na canção The Witch & The Lion. Infelizmente a banda chegou ao fim em 2010, mas anunciou no início desse ano um retorno aos palcos e uma turnê especial em comemoração aos 15 anos do álbum Long Live the King.



STRYPER
Essa é uma banda que nós podemos dizer que é tirada do fundo do baú. Formada em 1983, Stryper, que apesar do visual bizarro do início da carreira, é considerada uma pioneira do gênero chamado de 'metal cristão', o que fez deles um sucesso nos anos 80 e início dos anos 90 entre os cristãos. O nome é uma referência à palavra 'stripes' (feridas), encontrada no livro de Isaías no capítulo 53:5


CONFIDE
De Los Angeles, na Califórnia, eles tocam músicas de metalcore e depois de uma parada em 2010, retornando em 2012 e atualmente segue na divulgação do álbum Call is Calm. Uma curiosidade, é que o vocalista da banda, Ross Kenyon, tem uma marca de roupas que eu amo, a Agape Atire que vocês podem conhecer melhor nesse post.



KEITH GREEN (Clássico, você TEM que ouvir)
Um dos maiores nomes da música entre os cristãos, Keith Green não poderia ficar de fora. Uma das inspirações para o Palavrantiga na música Rookmaaker, Keith era um artista completo: Compunha, cantava e tocava piano, guitarra, contrabaixo e percussão. De origem judia e um ex-viciado em drogas, depois de sua conversão e de sua esposa, Keith seguiu cantando e pregando até 1982, aos 28 anos, quando ele, dois de seus filhos e outros companheiros de ministério sofreram um acidente no avião em que estavam, quando este decolou da pista. Mas mesmo com uma carreira tão curta, sua música continua inspirando até hoje.



SANCTUS REAL
Como muitas bandas, Sanctus Real foi formada enquanto os integrantes ainda estavam no colégio em 1996, em Ohio. Algumas de suas canções lembram bandas como Foo Fighters, Switchfoot e U2. Na minha opinião 'Whatever you're doing', do álbum lançado em 2008, é uma das mais legais. A banda essa semana, lançou oficialmente o novo single do álbum Lay it Down.


THE DIGITAL AGE
Com o fim da David Crowder Band, alguns ex-membros se juntaram e formaram a The Digital Age, misturando alguns elementos de música eletrônica ao antigo som que faziam. Em maio desse ano, eles se apresentaram aqui no Brasil durante a Conferência Livres


SAMESTATE
Uma banda relativamente nova, lançaram seu primeiro álbum em 2012 (falei sobre ele aqui). Não tenho notícias deles desde o ano passado quando trocaram de gravadora e seguiram independentes e lançaram o álbum The Boxer & The Thief, talvez tenham se separado, mas de qualquer forma vale a pena dar uma conferida no som deles.


Vindos de Nashville, no Tennessee, isso já dá uma ideia do que elas tocam: Folk-Rock. Assim como muitas bandas por aí que tem apostado nesse estilo, eles surgem com boas músicas para ouvir naqueles momentos em que você quer estar sozinho e relaxar ou ainda quando precisa de uma música para dar um pouco mais de leveza em um dia de trabalhos estressantes. Por enquanto, eles tem apenas um álbum lançado independentemente no ano passado, chamado Sweet Tennessee.


Outra que carrega a bandeira indie-rock com um pouco de pop e folk misturados, é a banda As Isaac. Com apenas um álbum lançado ano passado, a banda nem por isso demonstra algum tipo de imaturidade por parte dos jovens músicos em suas canções, pelo contrário, além de lindas, elas mostram uma profunda caminhada com Cristo. 


Sou completamente viciada na música desses irlandeses, que fazem um som folk alternativo, tirando belos sons de instrumentos tradicionais da cultura irlandesa, mas também utilizam outros pouco convencionais durante suas composições, como vemos no clipe da canção 'Build your Kingdom Here'. Sua maneira de fazer música é muito diferente, além de talvez ser a banda com mais membros: 16!!!. Em março, escrevi nesse post sobre o último álbum, que eu achei fantástico e que também entra na categoria 'ouvir mil vezes seguidas'


Ouça também: NeedtobreatheSwitchfootChristian Lewis, Mercy ME, Relient K, Lifehouse, The Almost
Indicação de leitores: Memphis May Fire, House of Heroes, Poor Old Lu, Haste the Day



NACIONAIS

MINISTÉRIO RADICALIZE
Essa é uma banda muito especial para mim, que tive o prazer de conhecer (ainda que apenas virtualmente ) e me tornar amiga há mais ou menos 1 ano e meio (aliás agradeçam ao vocalista Rainer por uma das indicações dessa lista). O que gosto neles é saber que a gente pode sempre se surpreender, provando que nem só de axé vive a Bahia! Claro, que o que me levou até eles foi a influência que a banda Leeland tem no trabalho deles, mas não pensem vocês que vão encontrar uma cópia do som da banda, não, porque Leeland é Leeland e Ministério Radicalize é Ministério Radicalize. Todas as canções são muito boas, mas ultimamente fiz da canção 'Quando estamos a sós' a trilha dos meus dias. 


ANTIDEMON
Naturais de São Paulo, a banda existe desde de 1994 e apesar de não ser muito o meu estilo, tenho que confessar que são bons e o fato de terem uma garota na bateria já ganham algum bônus comigo. Conhecidos não apenas aqui, mas no mundo todo, com shows realizados em mais de 27 países! Eles seguem em turnê com o álbum Apocalypsenow.



BANDA RESGATE
Claro que essa não podia faltar, mas acho que ninguém precisa ficar lendo um monte de coisa sobres eles, afinal são 25 anos de carreira, pioneiros na música cristã brasileira quando o assunto é rock, com arranjos perfeitos e letras fantásticas e mesmo com tanto tempo de estrada, estão sempre se reinventando. Como eu os defino? Simples: GENIAIS!


SHALON KILJANDER (Ministério F.A.C.E)
Tirando os meus amigos, não acho que mais alguém tenha ouvido falar sobre eles, uma pena. Essa banda é de uma 'igreja-irmã' da minha igreja, da cidade de Laranjeiras do Sul. Eles tem apenas um cd gravado, o 'Aqui não é o meu lugar'. Todas as letras são escritas pelo vocalista Shalon que são muito, mas muito boas!



TANLAN
A Revista Época em 2010 em uma matéria sobre o movimento que vem ocorrendo na música chamado de 'Crossover',  identificou a banda como uma daquelas que transcendem a barreira entre o sagrado e o secular, assim como outras dessa lista. Devo ter ouvido ela pela primeira vez há uns 4 anos, naturais de Porto Alegre (menos o vocalista Fábio Sampaio, que é pernambucano), são uma das bandas mais conhecidas em nosso meio. Seu nome curioso ( que é o nome dado a um estilo de kung-fu baseado nos movimentos daquele bichinho Louva-a-Deus) e a clara influência do rock britânico, foram as primeiras coisas que me levaram a ouvi-los. O último álbum lançado por eles é Um dia a mais de 2012.



PALAVRANTIGA
Sua união começou antes de decidirem ser de fato uma banda, quando ainda eram integrantes da banda da cantora Heloisa Rosa, que depois de conferir algumas letras escritas por Marcos Almeida, os incentivou a formarem sua própria banda. Desde a sua formação em 2008, foram gravados três álbum, Sobre o mesmo chão, o último deles, na minha opinião é também o melhor. Com uma nota em seu site oficial, ela anunciou o afastamento da banda de seu vocalista Marcos Almeira, para um período sabático a partir do segundo semestre do ano, trazendo incertezas sobre o futuro da banda. Fico torcendo para que ele volte e continue o ótimo trabalho que vêm fazendo, mas vamos aguardar e ver o que Deus planejou para eles. 


HIBERNIA
Como eu disse em outro post, C.S Lewis inspira muita gente na hora de compor ou na hora de escolher o nome de sua banda, como no caso de Narnia que citei acima, e com essa banda que conheci recentemente não é diferente, Hibernia faz uma alusão à sua terra, a Irlanda. Abanda se caracteriza principalmente pelos pianos em quase todas as músicas e uma clara influência do rock britânico. O primeiro álbum deles 'A vida como ela era' merecia um post só dele, mas enfim, resumidamente traz uma nostalgia dos tempos de inocência, com letras muitas vezes introspectivas, intimistas. Se você curte Tanlan e Palavrantiga, com certeza vai gostar deles. Ah! esqueci de mencionar, eles são de Aracaju, Sergipe.


VELHO IRLANDÊS
Seguindo o movimento Crossover, temos a banda Velho Irlandês, mais uma banda que C.S Lewis deu uma forcinha para nascer. O nome da banda presta uma homenagem ao escritor que em um dos seus textos resume a missão dessa banda carioca: 
‘O mundo não precisa de mais autores escrevendo livros cristãos, o mundo precisa é de mais cristãos escrevendo livros.’ C.S Lewis


SE7E CHAVES
Formada há três anos e também baiana, como o Radicalize. Lançado em 2013, o primeiro álbum 'Tudo Fora do Lugar', faz uma referência a situação atual da sociedade, onde os conceitos estão trocados e os valores se perderam. Segundo a banda,"SE7ECHAVES significa a chave perfeita. O número sete na bíblia significa a perfeição divina, Jesus é o único caminho, é a chave de acesso para chegarmos até o Pai (João 14:6). Pensando dessa maneira, a banda foi formada com o intuito de levar a chave, que é Cristo, até aqueles que ainda não o conhecem."

Ouça também: Oficina G3Fruto Sagrado, MegafoneStorge2, AeroilisRodolfo AbrantesCelso Machado, Os Oitavos, Quarto Fechado e Adriel Vinícius.
Indicação de leitores: Hieron, Cefa

"Não nos denominamos gospel, não porque rejeitamos o público ou o universo a que o rótulo pertence, mas porque entendemos que fazemos parte de um novo movimento dentro da produção artística cristã que busca derrubar muros e construir pontes que sejam relevantes dentro da cultura musical brasileira". Fábio, vocalista da banda Tanlan

0 comentários